Conheça os principais tipos de inflação

Finanças Gestão Planejamento
19 minutos de leitura 14.10.2022
Conheça os principais tipos de inflação
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Fique por dentro de todas as informações sobre a inflação, os seus principais tipos e como preparar a sua empresa para essa alteração econômica.

Vivendo em um mundo de mercados especializados, estamos mais do que acostumados a ouvir sobre inflação. É de conhecimento da maioria da população que o termo está relacionado com a elevação generalizada dos preços — mas você sabia que há diferentes conceitos dentro dessa definição macro de inflação?

 

Neste artigo, vamos te apresentar os principais tipos de inflação e dicas úteis para proteger a sua empresa desses efeitos. Acompanhe a leitura!

 

 

O que é inflação?

 

De forma simplificada, a inflação é sinônimo de perda de poder aquisitivo, uma vez que o termo está relacionado com o aumento dos preços de forma contínua e persistente de bens e serviços de maneira generalizada.

 

É importante reforçar este último conceito porque, para haver inflação, é necessário que se observe o aumento médio de vários preços. Ou seja, não basta que apenas um ou outro item de consumo esteja mais caro.

 

Dessa forma, quando ocorre alta da inflação, o seu dinheiro perde poder de compra. Para comprar os mesmos produtos, é preciso de mais dinheiro, mas a grande questão é que os salários não acompanham o mesmo ritmo.

 

Na Economia, a inflação é bastante estudada pelos especialistas e em alguns países é considerada até mesmo um problema crônico.

 

 

Quais são as causas da inflação?

 

Antes de mais nada, é preciso que fique claro que não existe uma causa única da inflação. Vivendo em um mundo globalizado e capitalista, muitos fatores estão entrelaçados e funcionam como uma espécie de “efeito dominó”.

 

Dentre os principais fatores que influenciam na inflação, podemos destacar:

 

  • Gastos públicos: a má gestão de um governo afeta diretamente o crescimento econômico no país. Com o aumento dos impostos ou impressão de dinheiro, os preços finais de produtos e serviços tendem a subir.
  • Cartéis: quando há pouca concorrência em um mesmo segmento da economia, as empresas podem formar o que chamamos de cartéis. Dessa forma, elas controlam a oferta e, apesar de ser uma prática combatida por lei, esse tipo de acordo ainda acontece de forma não explícita.
  • Custos de produção: você vai ver neste artigo que o aumento dos custos de produção impactam diretamente no preço final dos produtos ou serviços.
  • Oferta e demanda: a procura e a oferta por determinado bem ou serviço também faz parte das causas da inflação, relacionando diretamente com o valor final do trabalho.

 

Para que as informações acima fiquem mais claras, continue a leitura e entenda cada tipo de inflação e suas motivações.

 

 

Os tipos de inflação

 

Existem alguns tipos de inflação que envolvem conceitos como oferta, demanda, custos e estrutura. Nos tópicos a seguir, vamos te apresentar os mais comuns. Acompanhe!

 

1. Inflação Inercial

 

O primeiro tipo de inflação que elencamos é a inflação inercial, também conhecida como memória inflacionária. Aqui, os preços aumentam gradativamente e percebemos essa diferença quando comparamos o valor de um alimento de hoje, por exemplo, com o do ano anterior.

 

Já esperando que a inflação vá subir, os vendedores e empreendedores precificam os produtos e serviços antes mesmo de existir o aumento.

 

No geral, o principal fator que causa a inflação inercial são os juros. Ou seja, valores fixos que vão aumentando ao longo do tempo com base em alguma taxa específica.

 

Um interessante fator a ser observado é que, quando um agente de mercado opta por subir os preços, mesmo que seja em pequena escala, ele acaba influenciando outros agentes do mesmo setor a realizar a mesma alteração.

 

2. Inflação de Demanda

 

Basicamente, a inflação de demanda é quando a demanda por um bem ou serviço aumenta, mas a sua oferta não aumenta concomitantemente. Segundo a lógica, os preços aumentam porque há uma procura maior por algo que não tem o suficiente para todos.

 

Veja um exemplo: atualmente, muitas empresas têm procurado por profissionais de tecnologia. Como existem mais companhias à procura do que pessoas qualificadas disponíveis, o preço do trabalho (o salário), então, é pressionado para cima.

 

3. Inflação de Oferta

 

A inflação de oferta também é conhecida como inflação de custos e acontece quando os gastos para fabricar determinado produto é alto e, dessa forma, sua produção se torna custosa.

 

Esses gastos podem estar relacionados a diversos fatores, como preços dos insumos, energia, impactos climáticos, tecnologia etc.

 

4. Inflação monetária

 

Como você já sabe, o dinheiro serve para remunerar produtos e serviços. Se há mais dinheiro do que esses produtos e serviços em circulação, os preços aumentam para reequilibrar a economia.

 

Essa medida é utilizada para evitar que seja “espalhado” dinheiro demais na economia de uma só vez.

 

5. Inflação reprimida

 

Outro tipo de inflação é a inflação reprimida, ligada diretamente com as políticas adotadas pelos governos sobre os produtos oferecidos.

 

Basicamente, essa inflação se manifesta a partir do congelamento de preços ou determinação de preços máximos por produtos ou serviços, gerando escassez. Sem incentivos e lucros para a produção, os produtores acabam abandonando o mercado. Então, menos itens são ofertados e mais pessoas procuram, aumentando os preços.

 

Imagine que o custo para fabricar determinado produto é de R$100,00 por unidade, mas o governo determina que o preço máximo para venda deve ser de R$80,00. Nesse sentido, por que o fabricante produziria estes produtos com prejuízo?

 

 

Ilustração

 

 

6. Inflação Espiral

 

O nome “inflação espiral”, ou também chamado de Espiral Inflacionária, se dá justamente por ser um processo de ciclos, onde, por conta da inflação comum, acontece um aumento no valor do salário para suprir a perda do poder aquisitivo.

 

É uma forma de compensar o aumento do preço das mercadorias e uma tentativa de resolver o próprio problema da inflação. No entanto, essa não é considerada por especialistas uma solução muito viável.

 

7. Inflação Estrutural

 

A inflação estrutural está relacionada com a escassez ou dificuldade de adquirir a estrutura necessária para a produção em uma economia. Como consequência, a venda do produto final é realizada com o preço mais elevado.

 

Este tipo de inflação está diretamente relacionado com a inflação de oferta.

 

8. Inflação Global

 

Consideramos uma inflação global quando vários países das principais economias do mundo observam o aumento dos seus índices de inflação.

 

Dessa forma, é observado que os preços estão subindo globalmente.

 

9. Estagflação

 

O nome deste tipo de inflação surgiu através da junção das palavras "estagnação" e “inflação”. É um período de recessão e que envolve a queda da atividade econômica ao mesmo tempo em que acontece uma alta na inflação.

 

No período de estagflação, a produção diminui e o desemprego aumenta, trazendo consequências extremamente negativas para a economia de modo geral.

 

10. Hiperinflação

 

Por fim, chegamos no conceito de hiperinflação, relacionado com as causas e definições de todas as demais.

 

É considerado um dos tipos mais agravantes, uma vez que o aumento do preço é exorbitante e está longe de ser resolvido. Aqui, consideramos que a inflação saiu do controle e a moeda está totalmente desvalorizada.

 

Nesta fase, entram fatores psicológicos, produtivos e econômicos de forma muito forte e acelerada.

 

 

Qual indicador é utilizado para medir a inflação no Brasil?

 

A inflação brasileira é medida por diferentes tipos de índices, mas o considerado oficial pelo governo é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pode ser facilmente encontrado no site do IBGE.

 

No site, você encontrará mais detalhes também do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

 

 

Como proteger a sua empresa dos efeitos da inflação

 

Sabemos que grande parte das inflações afetam as empresas de todo o mundo. Contudo, existem algumas ações que a gestão do negócio pode investir para diminuir os impactos causados pelo aumento dos preços.

 

Para isso, a nossa grande dica é realizar um bom planejamento financeiro e acompanhá-lo mês a mês. Isso porque, a partir do momento em que você acompanha as finanças do seu negócio e sabe a atual situação da empresa, fica muito mais fácil obter capitais de emergência e criar formas de proteção sem que afete consideravelmente as vendas e suas metas.

 

Dessa forma, invista na gestão eficiente e prepare o seu estabelecimento para quaisquer variações do mercado. Uma excelente forma é começar com a ajuda de softwares de gestão financeira para o processo! Que tal conhecer o Contas Online?

 

Leia mais: Controle financeiro empresarial: 10 dicas para as suas finanças

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde