Gateway de pagamento: 5 boas opções para 2022

Finanças
13 minutos de leitura 26.01.2022
Gateway de pagamento: 5 boas opções para 2022
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Relembre o conceito de gateway de pagamento, aprenda a encontrar boas plataformas e conheça 5 boas opções para 2022!

As compras online aumentaram significativamente durante a pandemia — de acordo com o relatório emitido pela Mastercard Spendingpulse, só em 2020 o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% comparado ao ano interior.

 

Em 2021 não foi diferente: de acordo com dados analisados pela Receita Federal, o faturamento médio da compra online no Brasil fechou o ano em R$304 bilhões. A tendência é que esse número cresça ainda mais.

 

Se você já realizou alguma compra pelo computador ou celular, provavelmente já utilizou o método conhecido como gateway de pagamento.

 

Em resumo, podemos dizer que o termo está relacionado com uma conexão entre a sua loja de e-commerce e os agentes financeiros.

 

Em lojas físicas, por exemplo, o pagamento por cartão de crédito é utilizado através das máquinas de cartão. O gateway de pagamento equivale, então, a essas maquininhas em loja online, realizando a comunicação entre a loja e as instituições financeiras.

 

Neste artigo, vamos te explicar como escolher o melhor gateway de pagamento e alguns pontos necessários que devem ser considerados nesse tipo de serviço.

 

O nosso objetivo é transmitir segurança e confiança para você poder realizar as suas compras online sem medo!

 

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!

 

Leia também: Gateway de pagamento: o que é e quais as suas vantagens?

 

 

Como identificar um bom gateway de pagamento

Como já falamos neste artigo, o número de compras realizadas de forma online tem aumentado consideravelmente com o passar dos anos.

 

Se você já comprou ou pretende comprar em um e-commerce, é necessário que você tenha bastante cuidado e atenção na hora de realizar o pagamento.

 

Para te ajudar nesse processo, separamos alguns itens essenciais que você encontra em um bom gateway de pagamento. Acompanhe:

 

Segurança

Pode parecer uma dica simples, mas não é. Definitivamente, avaliar a segurança do gateway de pagamento está entre os pontos principais para garantir que a sua compra seja realizada com sucesso e sem futuras dores de cabeça.

 

No geral, as informações de pagamento são de responsabilidade do próprio Gateway, que precisa cumprir exigências específicas de segurança de informações e do Banco Central.

 

Os melhores gateways oferecem um sistema de segurança anti-fraude.

 

Atendimento e Suporte

Qualquer ferramenta de pagamento possui um suporte e atendimento ao cliente, utilizado para tirar dúvidas e fornecer informações.

 

A dica é você pesquisar sobre a facilidade em resolver problemas e o tempo de resposta gasto pela empresa. Você pode buscar o Gateway no Reclame Aqui e investigar se a resposta deles é ágil e eficiente.

 

Esse item é indispensável em um bom gateway de pagamento. Afinal, podem ocorrer dificuldades ao longo da compra e você precisa de um atendimento qualificado.

 

Sistema one-click buy

Traduzido para o português, one-click buy significa “compra com um clique”.

 

Esse sistema define um bom gateway de pagamento por garantir agilidade ao usuário. Veja como ocorre:

 

Ao visitar o e-commerce com one-click buy, o cliente preenche os seus dados cadastrais, como nome, endereço, número de cartão de crédito etc., apenas para concluir a primeira transação. Os dados, então, ficam armazenados e salvos com segurança no site. Nas próximas pesquisas ou compras, tudo estará salvo: basta apenas um clique para ele comprar mais.

 

Conciliação integrada

Aqui, a plataforma de pagamento online registra todas as quantias e datas dos seus saldos.

 

Esse tipo de item define um bom gateway pela organização dos processos de pagamento.

 

 

Ilustração

 

 

5 boas opções de gateway de pagamento

Agora que você já relembrou o significado do gateway de pagamento e sabe como identificar um bom sistema, vamos te apresentar 5 boas opções para 2022. Confira!

 

1. PayPal

O PayPal é, provavelmente, o gateway de pagamento mais conhecido no mercado. Atualmente, a empresa conta com mais de 227 milhões de contas ativas em todo o mundo.

 

O interessante é que, mesmo sendo pioneira no setor, a plataforma se manteve inovada até hoje. Esse gateway aceita diversas bandeiras de cartões de crédito e débito, além de facilitar as compras realizadas em dispositivos móveis com o programa exclusivo de e-wallet.

 

Com PayPal, é possível parcelar as compras em até 12 vezes com uma taxa de parcelamento de 1,92% sobre o valor total da compra.

 

2- PagSeguro

O PagSeguro pertence ao Grupo Uol e é responsável por 46,8% das compras online. A plataforma atende:

  • Estabelecimentos físicos em geral;
  • Lojas virtuais;
  • Empresas de SaaS;
  • Marketplaces;
  • Clubes de assinatura.

 

Um grande ponto positivo da plataforma é o checkout transparente. Isto é, em compras online, o comprador não é redirecionado para fora do seu site na hora de efetuar o pagamento.

 

3- Mercado Pago

O Mercado Pago é o gateway de pagamento lançado em 2003 pelo Mercado Livre.

 

Um ponto de destaque é que a plataforma pode ser integrada a lojas virtuais externas ao marketplace — dando, inclusive, mais credibilidade para o site.

 

Assim como o Pagseguro, o Mercado Pago desenvolveu o Smart Checkout, uma forma de checkout transparente para melhorar a conversão das vendas.

 

4- PicPay

O PicPay foi criado em 2012 por uma startup brasileira com o objetivo de descomplicar transferências entre usuários e pagamentos para estabelecimentos.

 

Além do aplicativo próprio, a plataforma também oferece um gateway de pagamento para e-commerce e possibilita que o cliente faça o pagamento por meio de QRCode.

 

Definitivamente, é uma estratégia bastante moderna de recebimento.

 

5- Cielo

O gateway de pagamento Cielo e-Commerce é a plataforma de pagamentos da Cielo para as lojas que vendem pela internet.

 

Os requisitos para integrar ao sistema são básicos, como ter o site pronto, conferir todas as regras apresentadas no manual da empresa e realizar o cadastro com uma conta no Banco do Brasil, HSBC (preferencialmente) ou outros bancos.

 

Esse gateway conta com algumas vantagens, como multibandeira, flexibilidade na captura das transações, seguranças, taxas competitivas etc.

 

Agora que você já conhece as 5 melhores gateway de pagamento para 2022, que tal compartilhar a dica com outros amigos e empresários? Compartilhe este artigo nas redes sociais!

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde