Fluxo de caixa semanal: saiba como fazer o da sua empresa

Finanças
12 minutos de leitura 03.11.2021
Fluxo de caixa semanal: saiba como fazer o da sua empresa
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Conheça o fluxo de caixa semanal, sua importância e saiba como fazer o da sua empresa!

Se você já acompanha o blog do Contas, você sabe que estamos sempre falando por aqui sobre a importância de uma organização financeira para o seu negócio.

 
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o controle das finanças e um recurso indispensável para o crescimento constante do negócio. Neste artigo, te explicamos o que é e como fazer o fluxo de caixa semanal da sua empresa. Acompanhe!
 
 

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa, também conhecido como controle de caixa, é uma ferramenta contábil que possibilita ao gestor do negócio acompanhar as finanças, os investimentos e os rendimentos do estabelecimento.
 
Ele registra todas as entradas e as saídas financeiras do caixa de uma empresa. Na ferramenta, devem ser registrados:
 
  • Todos os recebimentos;
  • Todos os pagamentos;
  • Recebimentos e pagamentos previstos para o futuro;
  • Benefícios do fluxo de caixa.
 
Com o modelo, o gestor consegue antecipar algumas decisões importantes de curto, médio e longo prazo. Caso aconteça alguma falha ou problema, as chances de reverter a situação aumentam consideravelmente.
 
O mais recomendado é que o controle de caixa seja feito diariamente para ter um controle real da situação financeira da empresa. Mas, caso o seu negócio não possua um volume considerável de movimentações diárias, você pode optar também pelo fluxo de caixa semanal ou quinzenal — alguns negócios, inclusive, realizam até mesmo o fluxo de caixa mensal (período máximo).
 
Continue a leitura para entender como funciona e conhecer o modelo de controle de caixa semanal.
 
 

Como organizar o fluxo de caixa semanal

Antes de mais nada, é preciso determinar um período em que o fluxo de caixa será realizado, de acordo com o porte e o volume de negócios realizado pela organização. Neste caso, o controle é feito semanalmente.
 
Veja algumas dicas e passo a passo para organizar o fluxo de caixa semanal da sua empresa:
 

1. Identifique as suas receitas e despesas

No geral, as empresas possuem uma grande movimentação financeira. Por isso, é preciso identificar as receitas e despesas e organizá-las da melhor forma.
 
Em casos da utilização de planilhas, por exemplo, é recomendado adotar uma metodologia de cores para separar as entradas e as saídas dos recursos.
 
 

2. Tenha uma previsão dos gastos

O ideal é, no momento que você estiver fazendo o fluxo de caixa semanal, ter também em mãos a previsão de gastos para o período.
 
Em outras palavras, o gestor precisa ser capaz de identificar todos os desvios que aconteceram e, se preciso, pensar em soluções para a empresa para os próximos dias, meses ou anos.
 
 

3. Registre todas as contas a pagar e a receber

O controle de caixa semanal considera, dentro das receitas e despesas, as contas a pagar e a receber. Por isso, faça uma previsão das contas de consumo, dos aluguéis e das demais entradas e saídas fixas para conseguir conferir se essas movimentações realmente aconteceram.
 
Isso permite um controle mais eficaz das finanças do seu negócio, evitando ficar com um controle irreal em seu fluxo de caixa.
 
 

4. Separe por categorias

Organizar as receitas e despesas em categorias é uma excelente opção para setorizar melhor a sua empresa. Essa organização, inclusive, permite que o gestor consiga avaliar de forma mais eficaz em quais tipos de serviço o negócio está gastando mais ou recebendo mais dinheiro.
 
 

5. Crie centros de custos e lucros

Em casos onde a empresa é de médio porte, ou até maior, é interessante fazer o controle de caixa semanal com centros de custos e lucros, para saber em quais áreas ou setores do negócio foram responsáveis por determinadas receitas e despesas.
 
Essa dica auxilia diretamente na visão estratégica do negócio.
 
 

6. Faça uma atualização constante!

Por fim, é importante reforçar que o fluxo de caixa semanal deve ser feito constantemente e atualizado de acordo com as movimentações do negócio. Separe um dia fixo da semana para realizar a tarefa e acompanhe de perto o andamento da empresa.
 
 
Ilustração
 
 

Boas práticas de fluxo de caixa

Como já falamos por aqui, um fluxo de caixa saudável impacta direta e positivamente no crescimento e andamento de um negócio.
 
Ter boas práticas desse controle semanal é essencial para estar alinhado com o gestor e as principais influências e planos futuros da empresa. Essas práticas, então, estão relacionadas à organização e à otimização dos processos.
 
Mantenha os seus prazos sob controle, tenha em mãos todos os dados sobre a empresa e compare as projeções com os resultados atingidos. Essa última permite avaliar a situação da empresa e identificar possíveis falhas para, a partir daí, criar um plano de ação.
 
Outra dica valiosa para manter um bom fluxo de caixa semanal é utilizar a tecnologia como aliada. Com um software especializado, é possível automatizar as tarefas repetitivas e centralizar informações relevantes em um só lugar.
Com várias planilhas e documentos para serem analisados semanalmente, é muito comum que ocorra erros humanos e falhas que podem acarretar em problemas para a empresa. Com um bom sistema de gerenciamento, então, é possível evitar esses erros e realizar os trabalhos de forma muito mais ágil e eficiente.
 
 

Conte com o Contas Online!

Estamos aqui para facilitar a vida dos nossos clientes através do nosso sistema de gerenciamento online e totalmente personalizável.
 
São mais de vinte funcionalidades desenvolvidas para você e a sua empresa em uma interface intuitiva, fácil e acessível a qualquer hora e lugar!
 
 
Ilustração
Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde