Quanto custa um intercâmbio? 4 dicas de planejamento para o seu sonho sair do papel

Finanças Planejamento
15 minutos de leitura 23.11.2023
Quanto custa um intercâmbio? 4 dicas de planejamento para o seu sonho sair do papel
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Confira 4 dicas de planejamento que irão te ajudar a tirar o sonho do intercâmbio do papel. Saiba também quais são os tipos mais comuns e seus principais custos.

Quanto custa um intercâmbio? Essa é a pergunta de muitos jovens que desejam se mudar para outro país, seja para estudar ou trabalhar. E definitivamente, antes de respondê-la, devemos considerar muitos outros fatores.

 

De acordo com o Itamaraty, em 2022 havia cerca de 80 mil brasileiros vivendo na Irlanda. Esse número cresceu 400% em relação ao ano de 2018. Ou seja, este número expressa o aumento crescente de jovens que desejam tentar a vida fora do país.

 

Para além de questões relacionadas aos custos, o intercâmbio está diretamente ligado ao crescimento e independência do jovem. Uma vez que a vida em outro país acaba por tornar eles mais responsáveis e cuidadosos.

 

Seja na Irlanda, na Austrália, Estados Unidos ou outros países da Europa, o intercâmbio é um momento único que ajuda os jovens a trilharem um bom caminho, e principalmente, os ensina sobre responsabilidade financeira antes mesmo de embarcar para o destino final.

 

Levando em consideração esses pontos, preparamos este material para você ficar por dentro sobre como funciona um intercâmbio, quais são os custos dos mais comuns e claro, como se preparar financeiramente para a viagem.

 

 

Ilustração

 

 

Como funciona o intercâmbio?

 

O intercâmbio nada mais é que a mudança de um país para outro, seja para estudar ou trabalhar. Em alguns casos, você poderá fazer as duas coisas e viver tranquilamente por um período de tempo.

 

Diversos pontos devem ser levados em consideração quando planejamos um intercâmbio. Quanto tempo pretende ficar no país? Quais são as possibilidades de trabalho lá? E os custos da viagem? É necessário algum tipo de seguro? Se for estudar, qual o valor dos cursos?

 

É importante compreender que existem diversos tipos de intercâmbio e que você poderá escolher o que melhor lhe atende, levando sempre em consideração todas as possibilidades e características do país de destino.

 

Assim, podemos dizer que a principal característica desse tipo de viagem, é o seu tempo de duração, há os de curta e os de longa duração. Independente do seu objetivo final, é importante entender que os intercâmbios são uma troca cultural, onde você compartilha e conhece novos povos, tradições e culturas.

 

Confira também: Qual a melhor forma de viajar? Vantagens e desvantagens das agências de viagens

 

 

Quais são os tipos de intercâmbio mais procurados?

 

Como dissemos anteriormente, o intercâmbio é basicamente uma troca cultural, entretanto, você poderá definir um objetivo central para a sua viagem. Você poderá escolher trabalhar, estudar um curso superior, estudar um idioma, fazer trabalho voluntário e entre outros.

 

  • Au Pair

 

Ser Au Pair, por exemplo, é um intercâmbio bem conhecido. Basicamente, você irá para o país escolhido para cuidar das crianças de determinada família, que é previamente escolhida.

 

Você terá um custo menor com a viagem, já que a família anfitriã deverá arcar com as despesas:

 

  • da viagem - como passagem e visto.
  • de moradia - você irá viver com eles.
  • do seu salário - você receberá semanalmente;
  • de um curso de inglês - também é comum que a família anfitriã arque com os custos de um curso de inglês.

 

Existem diversos países que a prática de Au Pair é comum, mas nos Estados Unidos, por exemplo, você terá que seguir os seguintes requisitos:

 

  • Ter entre 18 e 26 anos;
  • Bom domínio do inglês;
  • Diploma do Ensino Médio;

 

Lembrando que os requisitos são diferentes em cada país. Fique atento às regras do seu país de escolha e se planeje com antecedência para evitar erros e imprevistos.

 

Quais são os valores do intercâmbio tipo Au Pair?

 

Considerando os valores aproximados de um intercâmbio tipo Au Pair para os Estados Unidos, temos os seguintes valores:

 

 

Ilustração

 

  • Intercâmbio de Idiomas

 

O intercâmbio para estudar um idioma diferente é talvez o mais comum entre os jovens. Países como Austrália e Irlanda têm a opção de estudar e ainda trabalhar nas suas horas vagas.

 

Você conseguir arcar com os custos de vida fora do país sem depender de terceiros, é o que torna essa opção tão atrativa. Entretanto, deve-se levar em consideração que os custos de uma escolha de inglês na Irlanda, por exemplo, podem ser bem grandes.

 

Além disso, na Irlanda, como você ficará no mínimo 8 meses no país, também é necessário comprovar uma quantidade mínima de euros para conseguir o seu visto de estudante. Basicamente você deverá arcar com:

 

  • Passagens aéreas (ida e volta);
  • Curso de Inglês;
  • O visto para Estudante;
  • E a comprovação de 4200 euros no momento da entrevista para o visto.

 

Quais são os valores do intercâmbio de idiomas?

 

Considerando um intercâmbio para estudar inglês na Irlanda durante 8 meses, temos os seguintes valores:

 

 

Ilustração

 

 

  • Intercâmbio Estudantil

 

Já o intercâmbio estudantil é para aqueles jovens que decidem cursar a faculdade em outro país. Este tipo de intercâmbio é um pouco mais complicado pois para além de todos os custos com a viagem, mensalidade da faculdade e moradia, ainda tem a questão de aprovação no curso desejado.

 

Geralmente, o visto para estudantes não permite que os mesmos trabalhem. Assim, será necessário custear todos os gastos previamente.

 

O planejamento financeiro nesse tipo de intercâmbio é ainda mais requisitado. Você deverá se planejar muito bem antes de embarcar, já que os gastos serão grandes.

 

Você deverá ficar atento ao curso desejado, as mensalidades e taxas referentes a ele. O lugar onde irá morar e os possíveis gastos que terá no seu dia a dia - como alimentação e material didático.

 

Quais são os valores do intercâmbio estudantil?

 

Os valores referentes a um intercâmbio estudantil variam muito de acordo com a faculdade e curso superior desejado. Levando em consideração um intercâmbio estudantil em Portugal, temos os seguintes valores:

 

 

Ilustração

 

  • Intercâmbio Voluntariado

 

Outra modalidade de intercâmbio também é o voluntariado. Nele, geralmente há a troca de alimentação e moradia em trabalho voluntário.

 

A AIESEC, por exemplo, é uma Organização Internacional Não Governamental que promove a liderança jovem através de intercâmbios voluntários ao redor do mundo. Você poderá viajar para outro país com custos mais baixos em relação aos outros tipos de intercâmbios.

 

Geralmente, o período de duração do programa de voluntariado da AIESEC é de 6 semanas e você deverá arcar com os custos de:

 

  • Passagens aéreas (ida e volta);
  • Taxas da Organização;
  • Lazer, alimentação e viagens que não façam parte do programa.

 

Quais são os valores do intercâmbio voluntariado?

 

Considerando um intercâmbio para fazer trabalho voluntário em outro país, como o Chile, por exemplo, temos os seguintes valores:

 

 

Ilustração

 

Leia também: Como se preparar para fazer a viagem dos sonhos?

 

 

Controle Financeiro x Intercâmbio

 

Há diversos tipos de intercâmbio, com os mais variados tempos de duração. Independentemente de qual seja, todos eles possuem uma característica em comum: a necessidade de planejamento e controle financeiro.

 

Como vimos anteriormente, o número de jovens que buscam a mudança para outro país está cada dia maior e lado a lado está a necessidade de compreender e buscar a responsabilidade financeira.

 

Ao fazer um intercâmbio, você terá os gastos com a viagem, curso ou faculdade, moradia, alimentação e lazer. Se for trabalhar no país, precisará controlar o seu dinheiro em uma moeda diferente, tendo somente como responsável, você mesmo.

 

Por isso o controle financeiro é tão importante. São muitos gastos e responsabilidades e você precisa aprender a fazer um bom planejamento e ponderar, levando em consideração os seus objetivos finais.

 

A seguir, apresentaremos 4 dicas para você se planejar para o seu intercâmbio e não perder nenhum dinheiro durante o processo. Você terá responsabilidades antes mesmo de se mudar para o novo país e já estará familiarizado com o controle das suas finanças.

 

 

4 dicas para planejar o seu intercâmbio

 

Defina o seu destino e qual será o tipo do seu intercâmbio.

 

Primeiro, é necessário que você defina qual será o seu tipo de intercâmbio. Você irá estudar fora, fazer um curso de idioma, um voluntariado ou irá trabalhar? A partir dessa definição, comece a pesquisar os melhores destinos.

 

Quais as vantagens de ir para a Irlanda? E para a Austrália? Será que estudar nos Estados Unidos é melhor para o meu currículo? Pesquise antes e defina as vantagens e desvantagens de cada lugar. Assim, ficará mais fácil decidir qual será o seu destino final.

 

Pesquise sobre todos os gastos que terá.

 

Depois de definir o local e qual o objetivo do seu intercâmbio, você deverá listar todos os possíveis gastos que terá, bem como pesquisar também sobre o custo de vida que terá na cidade escolhida.

 

Ter em mente todos os seus gastos deixará o seu planejamento financeiro mais fácil. Afinal, você terá metas a cumprir e um objetivo a perseguir. A definição de valores irá lhe dar um norte.

 

Leia também: Como fazer o planejamento de gastos mensais e sair do vermelho?

 

Defina o tempo de intercâmbio e as datas de ida e volta.

 

Após definir o destino, o objetivo do seu intercâmbio e conhecer todos os seus possíveis gastos, chegou a hora de você definir o período da sua viagem, bem como os dias de ida e volta.

 

Este momento é importante porque é agora que você irá começar a ficar de olho nas passagens aéreas, e se preparar para a etapa seguinte, que é definir as suas metas em relação ao pagamento de todos os custos.

 

Comece a traçar suas metas e colocar em prática seu planejamento financeiro.

 

Depois de decidir todos os pontos acima, você precisará traçar suas metas. Ou seja, quanto de dinheiro você precisará economizar e durante quanto tempo. Uma reserva de emergência pode ser interessante nesse momento.

 

Além disso, você pode também começar a colocar em prática nossas dicas de controle financeiro, onde poderá já iniciar a organização da sua vida financeira.

 

 

Contas Online

 

Com o Contas Online, você consegue manter o seu controle financeiro de uma forma prática e organizada. Você poderá contar com mais de 20 funcionalidades para lhe ajudar na hora de manter suas contas em dia.

 

Com o recurso de Metas, por exemplo, você conseguirá traçar metas para juntar o dinheiro necessário para o seu intercâmbio, acompanhando e comparando sua evolução ao longo dos meses.

 

Faça seu cadastro agora mesmo e teste grátis por 14 dias!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde