Sistema de Gestão de Qualidade: O que é e como implementar

Gestão
12 minutos de leitura 24.10.2023
Sistema de Gestão de Qualidade: O que é e como implementar
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Conheça todos os detalhes do Sistema de Gestão de Qualidade, também conhecido como SGQ, e como implementá-lo na sua empresa!

Um Sistema de Gestão de Qualidade, também conhecido pela sigla SGQ, trata-se de uma estratégia administrativa com o objetivo de garantir a excelência em produtos e serviços.

 

Neste artigo, vamos falar com mais detalhes sobre o conceito do SGQ, fornecendo insights sobre como implementá-lo de forma eficaz na sua empresa, capacitando-a para atender e até mesmo exceder as expectativas dos seus clientes. Buscando a melhoria dos seus processos internos de forma a alcançar padrões de qualidade superiores.

 

Abordaremos o assunto através dos tópicos a seguir:

 

  • O que é Sistema de Gestão de Qualidade?
  • Quais são os princípios da Gestão de Qualidade? Como um Sistema de Gestão de Qualidade pode ajudar a minha empresa?
  • Como implementar o Sistema de Gestão de Qualidade?

 

Continue a leitura e saiba mais sobre!

 

 

O que é Sistema de Gestão de Qualidade?

 

Como citamos anteriormente, o Sistema de Gestão de Qualidade, frequentemente abreviado pela sigla SGQ, é uma abordagem sistemática para gerenciar a qualidade dos produtos e/ou serviços de uma determinada empresa.

 

Basicamente, o SGQ envolve a definição de padrões de qualidade e melhoria contínua, garantindo que essa qualidade seja aprimorada ao longo do tempo em todos os setores do negócio.

 

Para entender completamente o Sistema, é necessário conhecer os princípios fundamentais que o sustentam — assunto que falaremos com mais detalhes no tópico a seguir.

 

 

Quais são os princípios da Gestão de Qualidade?

 

De forma geral, existem sete princípios básicos da Gestão de Qualidade que toda instituição que deseja crescer de forma sustentável e estratégica deve conhecer e seguir.

 

Continue lendo para saber mais sobre cada um dos sete tipos!

 

1. Foco no cliente

 

O primeiro princípio é provavelmente o mais importante, uma vez que argumenta que nenhuma empresa existe sem os seus clientes.

 

Nesse sentido, o Sistema de Gestão de Qualidade se concentra em entender as necessidades e expectativas dos clientes para, assim, garantir que os produtos e serviços atendam a esses requisitos de forma consciente.

 

2. Liderança

 

O segundo princípio diz respeito à importância de uma liderança forte.

 

Para o SGQ, os líderes desempenham um papel fundamental na implementação bem sucedida do Sistema, estabelecendo uma visão clara de qualidade, criando um ambiente favorável à melhoria contínua e liderando através do exemplo.

 

3. Envolvimento das pessoas

 

No primeiro princípio, entendemos que uma empresa depende diretamente dos seus clientes. No entanto, o princípio de Envolvimento das pessoas também afirma que nenhuma instituição sobrevive sem uma equipe equilibrada e multi qualificada.

 

De forma geral, os funcionários são ativos inestimáveis na busca da qualidade e, por isso, o SGQ incentiva o envolvimento, a capacitação e o desenvolvimento de competências dos colaboradores, a fim de promover uma cultura de qualidade.

 

4. Abordagem de processos

 

Além disso, o Sistema de Gestão de Qualidade adota uma abordagem baseada em processos para entender, gerenciar e melhorar as atividades que contribuem para a qualidade.

 

Essa etapa também envolve a identificação de processos críticos e a definição de indicadores de desempenho, por exemplo.

 

 

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5. Melhoria contínua

 

Como já falamos neste artigo, a melhoria contínua é um dos principais pilares do Sistema de Gestão de Qualidade.

 

A partir disso, as organizações devem buscar constantemente maneiras de aprimorar seus processos, produtos e serviços.

 

6. Tomada de decisões baseadas em fatos

 

O SGQ ainda incentiva a coleta, análise e uso de evidências para tomar decisões informadas.

 

7. Relacionamento mutuamente benéfico com fornecedores

 

Por fim, o Sistema de Gestão de Qualidade entende os fornecedores como figuras que desempenham um papel crucial na cadeia de suprimentos.

 

Dessa forma, busca-se desenvolver relacionamentos de parceria com fornecedores, visando benefícios mútuos e aprimoramento da qualidade.

 

 

Como um Sistema de Gestão de Qualidade pode ajudar a minha empresa?

 

A verdade é que não importa o tamanho ou setor de atuação da sua empresa: a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade pode trazer inúmeros benefícios, como:

 

  • Melhoria da qualidade dos produtos e serviços;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Redução de custos;
  • Cumprimento de requisitos regulamentares;
  • Melhoria da imagem da empresa, aumentando sua credibilidade e reputação no mercado.

 

 

Como implementar o Sistema de Gestão de Qualidade?

 

Por fim, a implementação do SGQ requer um plano estruturado e um compromisso firme de alta administração.

 

O primeiro passo é realizar um levantamento das necessidades, como a busca (ou não) por profissionais especializados, as possíveis dificuldades enfrentadas e o objetivo da implantação, por exemplo.

 

A partir disso, os líderes devem estabelecer metas claras e comunicar a importância de todo o processo para a empresa.

 

Os procedimentos devem ser implementados aos poucos e com processos já bem definidos, garantindo que eles sejam seguidos de forma consistente e monitorados para garantir a conformidade.

 

Além disso, é preciso fornecer treinamentos para colaboradores de todos os níveis da organização — é fundamental que todos entendam os princípios do SGQ e saibam como implementá-los no dia a dia e contribuir para a qualidade da empresa.

 

Os responsáveis pelo Sistema devem sempre lembrar que a melhoria contínua é a essência do SGQ. Por isso, invista em abordagens para verificar constantemente os resultados e agir conforme necessário.

 

 

Conclusão

 

A implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade pode até ser um processo desafiador à princípio, mas os benefícios a longo prazo compensam o investimento de tempo e recursos.

 

Ao adotarem uma abordagem centrada na qualidade, as organizações podem fortalecer sua posição no mercado, aumentar a satisfação do cliente e alcançar níveis mais elevados de eficiência operacional.

 

 

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