Gestão financeira para recém-casados: como fazer?

Finanças
12 minutos de leitura 25.09.2023
Gestão financeira para recém-casados: como fazer?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Confira 5 dicas de gestão financeira para recém-casados. Saiba como começar a vida a dois sem a sombra das dívidas e da falta de dinheiro.

“Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe.”

 

Os votos matrimoniais fazem parte da nossa cultura e é super comum nos tradicionais casamentos religiosos. Entretanto, por mais que a maioria dos casais tenham a expectativa de os cumprir, sabemos que em muitos momentos, a vida em conjunto pode ter seus desafios.

 

De acordo com pesquisas feitas na Grã-Bretanha e publicadas pelo jornal PLOS-ONE, os problemas financeiros estão entre as 12 razões pelas quais casais se divorciam. E esse ponto nos mostra um cenário diferente daquele que pensamos ao imaginar um casamento.

 

Assim, surge a necessidade de trazer uma questão interessante para o tema, que é a gestão financeira para recém-casados. Apresentaremos alguns pontos e dicas que vão lhe dar uma nova percepção sobre como as finanças estão interligadas ao bem-estar familiar. Confira mais a seguir!

 

 

Ilustração

 

 

Por que o planejamento financeiro familiar é tão importante?

 

Em um primeiro momento, não pensamos exatamente em como um bom planejamento financeiro é importante no âmbito familiar. Isso porque a nossa tendência é sempre pensarmos mais sobre as questões sentimentais, onde o amor e fidelidade se sobressaem.

 

E é claro que esses são fatores determinantes na dinâmica de uma família e que o ambiente doméstico se torna mil vezes melhor onde há alegria e companheirismo. Entretanto, um ponto importante para essa relação prosperar é a gestão financeira em conjunto.

 

Um bom planejamento financeiro possibilita uma série de situações e evita outras tantas. Mesmo que carinho e atenção sejam cruciais, as dívidas, por exemplo, podem atrapalhar e muito a convivência entre os membros da família.

 

Assim, um controle financeiro eficiente pode diminuir e muito os conflitos dentro de casa, uma vez que haverá menos preocupações com as contas no fim do mês ou dívidas. Os tempos de qualidade e lazer serão mais frequentes e tranquilos.

 

Um bom controle financeiro também tende a aumentar a cumplicidade e parceria entre cônjuges e filhos. Afinal, quando todos trabalham em prol do bem-estar familiar, o sentimento de companheirismo e carinho vem à tona mais facilmente.

 

Todos esses fatores mostram como o planejamento financeiro familiar é importante, na medida em que o mesmo tende a melhorar consideravelmente a dinâmica entre a família. E claro, a vida de recém-casados é o momento perfeito para iniciar essa organização.

 

Confira também: Como fazer um bom planejamento financeiro familiar e evitar as dívidas?

 

 

5 Dicas de ouro de gestão financeira para recém-casados

 

Comunicação

 

Antes de tudo, é importante entender que em qualquer esfera de um relacionamento - seja amoroso, familiar ou até mesmo de amizade - a comunicação é a peça principal.

 

Ao sentar e conversar com o seu parceiro, familiar ou amigo sobre todos os âmbitos das suas relações é essencial para melhorar a compreensão que cada um tem do outro e como ele se sente em relação ao outro ou à determinada situação.

 

No casamento, a comunicação deve ser ainda mais presente. O envolvimento mútuo, a negociação e decisão devem partir de ambos os integrantes do relacionamento para que a concretização dos objetivos seja mais eficaz.

 

Planejamento

 

Juntamente da comunicação, o planejamento em conjunto é essencial para uma boa vida financeira conjunta para recém-casados. É comum que ao decidirem se casar, um casal tenha planos futuros, onde estabelecem metas em conjunto.

 

Pensar em um futuro juntos é exatamente o que leva duas pessoas a se casarem - formal ou informalmente. E o planejamento financeiro faz parte do futuro e de como esse casal pretende viver ao longo dos anos juntos.

 

Por exemplo, o uso de contas conjuntas é interessante à medida em que possibilita que ambos tenham um controle e uso em comum do dinheiro do casal. Isso não necessariamente quer dizer que cada um não possa ter sua individualidade.

 

É importante que os envolvidos tenham o seu próprio controle financeiro e sua independência, entretanto, é necessário também que juntos, formem objetivos e dinâmicas financeiras e trabalhem para que tudo isso aconteça.

 

Prioridades

 

Outro ponto importante são as prioridades. Acordar de forma pacífica quais serão as prioridades da vida financeira - e também pessoal - é muito importante. A comunicação nessa hora também é essencial.

 

O diálogo possibilita que sejam elencadas prioridades que façam sentido para os dois. Afinal, um relacionamento não é unilateral e precisa mesclar os interesses de cada um. Ao listar todas as preferências do casal, será muito mais fácil organizar o passo a passo para priorizarem o necessário e atingirem as metas e objetivos.

 

Fundo de Emergência

 

Para além de toda a dinâmica de cumplicidade e comunicação, outra dica importante de gestão financeira para recém-casados é a criação de um fundo de emergência.

 

Esse é um ponto comum em quase todas as dicas financeiras que você verá ao longo da vida. Seja em um controle financeiro pessoal, empresarial, familiar ou até mesmo de recém-casados. O importante é ter em mente que uma reserva é essencial para um controle financeiro eficiente.

 

Assim, é interessante que o casal monte uma reserva de emergência, onde poderá recorrer em caso de necessidade. Essa prática proporciona segurança e estabilidade em caso de imprevistos.

 

Controle de Gastos

 

E por fim, mas não menos importante, é necessário que o casal tenha um acordo de gastos. Ou seja, acordem igualmente como serão os gastos financeiros que eles terão ao longo do mês/ano.

 

Assim, é cíclico a relação onde o casal elenca prioridades e delimita os gastos que terão. Ou seja, quando tudo é bem acordado, as chances de haver alguma desavença por motivos financeiros fica bem menor.

 

Um orçamento permite que o casal tenha um maior controle sobre as despesas, e esse acordo de gastos, também permite que o casal economize juntos, lembrando sempre das suas prioridades e objetivos.

 

Finanças x Casamento

 

O casamento é muitas vezes uma relação complicada e até desgastante. Entretanto, há diversas formas de minimizar as diferenças e possibilitar um melhor convívio e relacionamento.

 

O trabalho em equipe é fundamental no matrimônio, seja na vida financeira ou sentimental. Como dissemos anteriormente, um relacionamento é uma via de mão dupla e só funciona quando ambas as partes trabalham em conjunto.

 

É essencial entender que cada um possui suas particularidades e que há diferenças entre as pessoas. Um casal pode ter pensamentos diferentes e o ponto está em como eles agem em relação a isso. Entender as singularidades de cada um com uma comunicação efetiva pode ser o ponto-chave para um relacionamento bem-sucedido.

 

E enfim, celebrem. As conquistas são para serem celebradas, até as mais pequenas. Seja o(a) maior incentivador(a) do(a) seu parceiro(a) e tenha um relacionamento saudável, começando por uma gestão financeira eficiente e dinâmica.

 

Leia também: Como se preparar para fazer a viagem dos sonhos?

 

 

Contas Online

 

Sabemos que o casamento não é um mar de rosas. Na verdade, ele poderá ter mais percalços do que você pode imaginar e a força de vontade e parceria podem ser definidores quando falamos de relacionamento.

 

E talvez o controle financeiro possa parecer, a princípio, um bicho de sete cabeças onde você não sabe por onde começar. Porém, o Contas Online poderá ser o parceiro do seu relacionamento.

 

Com mais de 20 funcionalidades à sua disposição, nós buscamos ajudar toda e qualquer pessoa ou empresa que busca a prosperidade e estabilidade financeira. Conte conosco para ajudar você na sua empreitada, seja na vida conjugal, pessoal ou empresarial.

 

Faça o seu cadastro e teste grátis por 14 dias!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde