Missão, visão e valores: O que é e como definir para a sua empresa

Gestão
13 minutos de leitura 16.12.2022
Missão, visão e valores: O que é e como definir para a sua empresa
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda o significado de missão, visão e valores e como definir cada um desses conceitos tão importantes para a sua empresa!

Em uma organização, é essencial estabelecer conceitos como missão, visão e valores para definir estratégias do negócio.

 

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e apresentar dicas úteis para definir a missão, visão e valores para a sua empresa e construir uma boa base estrutural. Continue a leitura!

 

 

O que é missão, visão e valores?

 

Missão, visão e valores fazem parte de uma importante ferramenta de gestão organizacional que tem como objetivo estabelecer a identidade e trazer reflexões sobre o presente e o futuro do negócio.

 

É a partir dessa ferramenta que as empresas direcionam as suas ações e alinham o seu propósito e, nesse sentido, dizemos que não existe um planejamento estratégico bem definido sem a missão, visão e valores traçados.

 

Vamos entender melhor sobre cada um desses tópicos?

 

1. Missão

 

Podemos resumir o conceito de missão como o propósito da empresa existir, ou seja, a finalidade da sua criação e a sua entrega ao cliente.

 

Como o negócio é mutável, a missão pode ser revista ao longo do tempo, sendo alterada e se adequando às novas necessidades do mercado de trabalho.

 

Algumas empresas explicam detalhadamente a sua identidade através da missão, enquanto outras sintetizam o conceito em uma única frase. A verdade é que não existe uma regra básica para a construção desse conceito, o importante é descrever a razão da empresa existir, de forma assertiva e inspiradora.

 

Como definir a missão?

 

Uma vez que a missão é o propósito da empresa existir, o primeiro passo para definir esse conceito é saber para que o negócio existe. Caso a empresa ainda não tenha sido criada, qual será a sua finalidade no mercado de trabalho?

 

A partir dessa definição pré-estabelecida, fica claro construir a missão. Do ponto de vista inspiracional, o conceito ainda deve propor desafios a todos da organização e alimentar o engajamento à empresa. Por isso, dizemos que é fundamental que todos os colaboradores conheçam a missão do negócio em que atuam.

 

Uma dica é criar um grupo para esse alinhamento: uma vez que a construção da missão é coletiva, mais os participantes responsáveis se sentem parte da empresa.

 

Um bom exemplo de missão é a do Google:

 

“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.

 

 

2. Visão

 

A visão de uma empresa pode ser entendida como o destino final em que se deseja chegar. Ou seja, o que você espera que aconteça com o seu negócio nos próximos 10 ou 50 anos?

 

Das três ferramentas citadas, a visão é a que mais pode mudar com o tempo porque, assim que você alcançou o objetivo que pretendia, ela muda para um novo alvo, nunca parando de avançar.

 

Em resumo, dizemos que a visão é a imagem projetada para o futuro da organização e deve ser compartilhada por todos os colaboradores para que funcione como um norteador de todas as ações, estimulando o negócio.

 

Como definir a visão?

 

Como citamos anteriormente, a definição da visão deve ser a partir da pergunta: o que você espera que aconteça com o seu negócio nos próximos 10 ou 50 anos?

 

Definir esse horizonte de planejamento é essencial para definir a visão. Outra dica é estabelecer indicadores e metas de curto, médio e longo prazo.

 

Confira um exemplo de visão, da empresa Apple:

 

“Mudar o mundo através da tecnologia.”

 

 

3. Valores

 

Por fim, dizemos que os valores de uma empresa são os princípios que regem as ações e decisões desse empreendimento — é, basicamente, o DNA da organização.

 

É a partir dos valores que a empresa se define e alimenta a sua estratégia. Assim como as pessoas têm as suas crenças e posturas próprias, um negócio também deve ter como guia para a sua gestão.

 

Nesse sentido, os valores são tudo o que é inegociável no estabelecimento: o que pode ou não pode ser feito alí dentro.

 

 

Como definir os valores?

 

Como citamos anteriormente, os valores de uma empresa consistem no DNA dessa organização e tudo que é inegociável. Portanto, para definir esse conceito, basta esclarecer os princípios que a sua empresa se baseia e quais são as suas prioridades morais.

 

Muitos colaboradores, inclusive, já entram na equipe com os próprios valores — e ter esses valores próprios alinhados com os valores do negócio é fundamental para que aconteça o verdadeiro match entre funcionário-empresa. A médio e longo prazo, esse alinhamento leva segurança à equipe e aos clientes, ajudando a estabelecer a relação de confiança que é essencial em todo estabelecimento.

 

Alguns exemplos de valores são:

 

  • Transparência;
  • Equilíbrio;
  • Criatividade;
  • Ética;
  • Responsabilidade social etc.

 

Podemos citar os valores da empresa Microsoft:

 

  • Integridade e honestidade;
  • Abertura e respeito;
  • Vontade de abraçar grandes desafios;
  • Atitude crítica;
  • Responsabilidade;
  • Paixão por tecnologia, parceiros e clientes.

 

 

Ilustração

 

 

Missão e visão do Contas Online

 

Como você leu neste artigo, a missão, visão e valores é uma importante ferramenta de gestão de uma empresa — e o Contas Online, como um software de gerenciamento financeiro, sabe muito a importância dessa gestão em uma organização.

 

É a partir desses conceitos que a empresa constrói uma base estrutural e define estratégias a curto, médio e longo prazo. Não importa o tamanho do seu negócio: missão, visão e valores fazem parte de um dos mais significativos elementos de gestão.

 

Agora que você já conhece cada um desses conceitos e como defini-los, conheça, então, quais são a missão e a visão do Contas Online!

 

  • Missão: “Fornecer uma solução inovadora no controle de finanças pessoais e empresariais, contribuindo para o amadurecimento financeiro de cada usuário, mantendo a privacidade e confidencialidade de suas informações.”
  • Visão: “Tornar-se uma empresa referência em ferramenta de controle de finanças com o objetivo de proporcionar uma experiência única para cada usuário, visando sempre o aperfeiçoamento e a qualidade dos serviços prestados.”

 

Os valores, como sempre priorizamos com os nossos clientes, reforçam as ideias de transparência, lealdade, responsabilidade e conteúdos diferenciados.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde