O que é ESG e o que isso significa?

Gestão
12 minutos de leitura 05.01.2022
O que é ESG e o que isso significa?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Conheça as principais informações sobre o ESG e sua aplicação no Brasil.

ESG é uma sigla que tem sido cada vez mais relevante na pauta da sociedade para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio, além de funcionar também como um critério para investimentos.

 

Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG Consultoria) mostrou que as empresas que adotam melhores práticas ambientais, sociais e governamentais possuem inúmeros impactos positivos na sua atuação, como maior lucratividade e até mesmo o aumento do seu valor de mercado ao longo do tempo.

 

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

 

O que é ESG

 

ESG é a sigla em inglês para Environmental, social and governance — traduzido para o português, Ambiental, social e governança.

 

No geral, a sigla é bastante utilizada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Em resumo, dizemos que o ESG é um conjunto de práticas e padrões que visam definir se a operação de um negócio é consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

 

O principal objetivo dessa prática é verificar como uma empresa procura minimizar os seus impactos no meio ambiente, sendo responsável por construir um mundo mais justo e limpo.

 

Além disso, o ESG também pode ser utilizado para investimentos com critérios de sustentabilidade. Veja um exemplo: ao invés de analisar apenas os índices financeiros do mercado, os investidores passam a analisar os fatores ambientais e sociais de uma companhia.

 

Entenda mais sobre os três pilares do movimento:

 

  • Environmental ou Ambiental: Relação da empresa com o meio ambiente e suas práticas corporativas, como debates sobre aquecimento global, diminuição da poluição do ar e da água, gestão de resíduos etc.
  • Social: Responsabilidade social com o respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, diversidade da equipe, segurança no trabalho etc.
  • Governance ou Governança: Políticas de administração da empresa como a conduta corporativa, práticas anticorrupção, existência de um canal de denúncias etc.

 

A partir daí, é possível analisar se uma empresa possui sustentabilidade empresarial, ampliando a pesquisa para além das métricas financeiras.

 

Podemos resumir, então, que o ESG é responsável por estimar se a empresa é realmente uma boa opção de investimentos sustentáveis, trazendo impactos positivos financeiros, sociais e ambientais.

 

Vale ressaltar que nessa empresa não necessariamente precisam ter atuações no próprio ramo ambiental. No caso de uma empresa de serviços digitais, como o Contas Online, ela não deve causar impactos ao meio ambiente na localização do seu escritório, tratamento dos funcionários e outros elementos relacionados.

 

 

O que são investimentos ESG?

 

Antes de falarmos sobre os investimentos ESG, precisamos deixar bem claro como e porque esse conceito surgiu. Entenda:

 

Ao final dos anos 60 e início de 1970, um senso moral se instalou pela população dos Estados Unidos, como crenças religiosas e novos estilos de vida. Um dos grandes motivadores para isso foi a Guerra do Vietnã.

 

Esse senso acabou guiando alguns investidores e empresas durante décadas, e em 2004 o ESG tomou a forma parecida com a que conhecemos hoje.

 

No mesmo ano, o ESG foi citado em um artigo do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, intitulado “Who Cares Wins” (em tradução para o português, Quem se importa, ganha).

 

Três anos depois, surgiram os green bons, títulos emitidos com o principal objetivo de captar recursos para promover a melhoria ambiental. Atualmente, os critérios do ESG avançam por todo o mundo e apontam por um caminho sem volta no mundo dos investimentos.

 

Em resumo, dizemos que o investimento ESG é uma forma de impulsionar os setores mais sustentáveis para boas práticas ambientais e de gestão corporativa, influenciando as empresas em níveis de responsabilidade social, ambiental e de governança.

 

É como uma mão-dupla no mercado financeiro: ao mesmo tempo em que promove o crescimento de organizações preocupadas com o meio ambiente, o mercado e a vida dos seus colaboradores, também serve para direcionar os investimentos dos acionistas.

 

Um bom exemplo disso são os estudos da Forbes que comprovam que existem mais de 500 fundos de índice focados em sustentabilidade apenas nos Estados Unidos, com mais de R$250 bilhões de ativos.

 

 

E qual é a importância de investimentos ESG?

 

A cada dia, os investimentos ESG assumem um papel cada vez mais importante no mercado financeiro e em toda a sociedade.

 

Veja as principais vantagens e consequências desse hábito:

 

  • Uso mais consciente de produtos e serviços;
  • Consumidores mais conectados às marcas;
  • Uma sociedade mais engajada e preocupada com as questões do ESG;
  • Discussão mundial sobre diversidade e preocupação com o ambiente de trabalho.

 

Leia também: Saúde financeira: 7 motivos que atrapalham sua empresa crescer

 

 

Como é o cenário de investimentos ESG no Brasil?

 

Quando comparamos os investimentos e as consequências do ESG no Brasil com os países desenvolvidos, percebemos que a qualidade do nosso país continua atrasada. Contudo, foi possível observar uma grande evolução dessa agenda brasileira nos últimos anos.

 

Entre julho de 2019 e fevereiro de 2020, por exemplo, surgiram 31 fundos de investimentos que se envolvem com práticas sustentáveis ou projetos sociais. A tendência é que esse número cresça ainda mais e siga as práticas de responsabilidade ambiental, engajamento social e governança.

 

Atualmente, a maior dificuldade que o país encontra é o número de especialistas em ESG, consideravelmente baixo quando comparado aos outros países. Além disso, há uma falta de regulamentação no que diz respeito ao investimento sustentável.

 

De todo modo, a tendência tem aumentado no país e é esperado que o ESG no Brasil se desenvolva ao ponto de se tornar primordial para o sucesso de qualquer empreendimento.

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde