Qual a diferença entre contabilidade e finanças?

Gestão
9 minutos de leitura 24.11.2021
Qual a diferença entre contabilidade e finanças?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Você sabe quais são as principais diferenças entre contabilidade e finanças? Conheça as características dos modelos e entenda de que forma a sua integração pode auxiliar no crescimento de uma empresa.

Diversos profissionais da área financeira e administrativa de uma empresa utilizam diariamente conceitos básicos da contabilidade e finanças. Mas você sabe quais são as principais diferenças entre os termos?

 

Nem sempre esses dois conceitos são bem definidos entre os empresários. Apesar de serem atividades complementares e contribuírem para o sucesso de um negócio, os setores contábil e financeiro atuam de forma distinta.

 

Neste artigo, você vai entender a principal diferença entre finanças e contabilidade e qual a sua importância para uma empresa. Acompanhe!

 

 

Finanças e suas principais características

Em primeiro lugar, vamos falar das finanças. No geral, a gestão financeira de uma empresa é realizada internamente. Ela é a parte responsável pela gestão e otimização dos fluxos de dinheiro do negócio relacionados a investimentos, financiamento, entradas por cobrança e saída por pagamentos.

 

Um dos principais objetivos do gestor financeiro é maximizar o valor da empresa e garantir que todos os compromissos financeiros sejam cumpridos — ou seja, que os pagamentos sejam feitos.

 

Para atingir esse objetivo, então, é preciso lidar diariamente com o dinheiro da empresa, com acompanhamento e anotações de todas as informações sobre o andamento do negócio para tomar as decisões mais acertadas.

 

Em uma empresa, podem existir diversos departamentos dedicados às finanças. Isso depende diretamente do tamanho e alcance desse negócio. Entenda:

 

Se é uma empresa de pequeno porte, a gestão financeira geralmente está nas mãos de um contador ou gerente. Empresas de médio ou grande porte, por exemplo, exigem posições especializadas para cuidar melhor das funções.

 

 

Contabilidade e suas principais características

Enquanto a gestão financeira é realizada internamente em um negócio, a gestão contábil fica a cargo de um contador autônomo ou até mesmo um escritório com sua equipe.

 

A contabilidade, então, examina os dados passados do negócio para que estes sejam capazes de sustentar as projeções para o futuro.

 

Em outras palavras, a contabilidade externa tem como objetivo obter e estudar as informações sobre os ativos da empresa e os resultados obtidos com o uso desse dinheiro. Essas informações são essenciais para que os profissionais responsáveis pela contabilidade tomem decisões adequadamente.

 

Além disso, a contabilidade é a parte da empresa também responsável pelo cumprimento das obrigações fiscais, contratação e dispensa de pessoal, custo operacional e outras responsabilidades.

 

 

Ilustração

 

 

Integração entre contabilidade e finanças

Apesar de não serem iguais, a contabilidade e as finanças de um negócio andam juntas, sendo uma instrumento indispensável para a outra. Afinal, os dois conceitos giram em torno do capital de uma empresa.

 

O gestor financeiro e o contador responsável pelo negócio compartilham informações sobre os resultados da empresa, situação patrimonial e posição do caixa, por exemplo, e cada um desenvolve planos de ação para promover o crescimento do negócio.

 

Cabe ao financeiro, então, analisar o cenário da empresa, ao mesmo tempo em que fica responsável pelo fluxo de caixa diário. Do outro lado, o contador faz a escrituração das informações financeiras do negócio, organizando a gestão.

 

Em outras palavras, podemos dizer que a contabilidade é responsável por fazer a ponte entre a empresa e o governo, além de apoiar o financeiro na análise do negócio e suas projeções.

 

Quando as gestões contábil e financeira de uma empresa estão integradas, o sucesso desse empreendimento é garantido.

 

 

E como fazer isso de forma eficiente?

Não importa se você possui uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, a organização financeira é essencial para o andamento desse negócio. Uma implantação de um sistema de gerenciamento online pode ser uma excelente solução para você!

 

Aqui no Contas Online, por exemplo, trabalhamos para facilitar o dia a dia da sua empresa: são mais de 20 funcionalidades disponíveis para tornar o controle financeiro do seu negócio uma tarefa mais prática e fácil do que se possa imaginar.

 

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das principais dicas e informações sobre o mercado financeiro!

 

 

Leia também: Gestão financeira para MEI: 7 dicas para um gerenciamento eficiente

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde