Lançamentos

Voltar

Carteiras de Cobrança

As informações bancárias utilizadas para a geração do boleto são cadastradas nas carteiras de cobrança.

Adicionar ou Alterar

Para adicionar uma carteira de cobrança, você deve entrar na tela "Administração - Configurações do Sistema" e clicar na caixa "Boletos Bancários" e depois em "Adicionar". Para alterar uma carteira já cadastrada, basta clicar no botão de edição.

Cadastro de Carteiras de Cobrança

Será necessário escolher o banco, a carteira e preencher as informações referente a conta bancária. Nos campos agência e conta você deve informar apenas o número, sem o dígito verificador.

Os campos "Posto", "Byte" e "Cedente" são exibidos e habilitados de acordo com o banco selecionado.

A numeração atual deve ser informada se você já utiliza boleto atualmente. Então, você deve informar qual será o próximo "Nosso Número", caso contrário deverá informar "0".

Os campos de "Juros" e "Multa" são utilizados para calcular os valores a serem cobrados e para exibir a mensagem nas instruções do boleto.

A opção "Layout de Remessa" define o formato que o arquivo será gerado, podendo ser no formato CNAB240 ou CNAB400, dependendo do seu banco e carteira.

Cadastro de Carteiras de Cobrança (Nova Carteira)

Na aba "Informações", devem ser preenchidos todos os dados referente ao emitente do boleto, ou seja, os dados do titular da conta bancária.

Cadastro de Carteiras de Cobrança (Nova Carteira - Informações)

Boleto de Ativação

Após realizar o cadastro da carteira, você deve gerar alguns boletos de testes entre R$ 5,00 e R$ 10,00 para um cliente teste. O sistema ficará aguardando o pagamento de um boleto para ativar geração de boletos.

Carteira de Cobrança (Boleto de Ativação)

Para gerar ou visualizar o boleto de ativação, basta acessar o menu "Lançamentos - Boletos Bancários".

Carteira de Cobrança (Visualizar Boleto de Ativação)

Após realizar o pagamento, basta aguardar o arquivo de retorno disponibilizado pelo seu banco, para realizar a baixa do boleto e confirmar a ativação. Esta confirmação é realizada em "Lançamentos - Boletos Bancários", clicando no botão "Retorno" para enviar arquivo de retorno.

Por segurança, depois de confirmar a carteira, não será mais possível alterar a agência, conta e emitente.