Princípio de Pareto: O que é e como aplicar na sua vida financeira

Finanças Gestão
11 minutos de leitura 12.09.2023
Princípio de Pareto: O que é e como aplicar na sua vida financeira
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Descubra como otimizar o tempo e identificar áreas de maior investimento e oportunidade para a sua vida financeira através do Princípio de Pareto.

Neste artigo, você vai aprender o que é o Princípio de Pareto e como usar a teoria em prol da sua vida financeira!

 

Já pensou em aplicar no seu dia a dia uma técnica para aumentar a produtividade e focar no que realmente importa?

 

Quando se tratam de finanças, o planejamento e gestão são fatores essenciais para uma rotina saudável, desde às finanças pessoais até mesmo a de empresas de todos os portes.

 

O Princípio de Pareto é uma técnica bastante útil para analisar esforços e resultados, identificando as áreas de maior investimento, oportunidades e, consequentemente, um uso mais eficiente do seu dinheiro.

 

Neste artigo, vamos te explicar com todos os detalhes a história por trás deste conceito e dicas úteis de como aplicá-lo na sua vida financeira através dos tópicos abaixo:

 

  • O que é Princípio de Pareto?
  • Por que o Princípio de Pareto é importante na vida financeira?
  • Como aplicar o Princípio de Pareto na vida financeira

 

Quer saber mais? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

 

O que é Princípio de Pareto?

 

Antes de falarmos sobre o Princípio de Pareto em si, precisamos dar alguns passos para trás e entender quem foi Pareto e como essa teoria surgiu. Vamos lá?

 

De forma simplificada, Vilfredo Federico Pareto foi um cientista político, sociólogo e economista italiano que, em 1865, observou que 20% da população da Itália possuía 80% das terras.

 

Na época, Pareto ficou curioso com essa informação e, então, começou a estudar a proporção e reparou que isso se repetia em diversos outros setores, por exemplo: 20% das vagens cultivava continham 80% das ervilhas.

 

Foi em 1940 que o consultor de negócios estadunidense Joseph Moses Juran apresentou estudos que comprovaram o raciocínio de Pareto. Como homenagem ao cientista político, Juran nomeou o que chamamos de Princípio de Pareto: também conhecido como regra do 80/20, determinando que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

 

Essa teoria defende nada mais do que a ideia do esforço seletivo, concentrando apenas no que pode, de fato, render um resultado apropriado e otimizando a produtividade.

 

Dessa forma, a partir do Princípio de Pareto, precisamos identificar quem são os 20% que geram 80% dos resultados e focar neles.

 

 

Por que o Princípio de Pareto é importante na vida financeira?

 

Como citamos anteriormente, Pareto percebeu que a proporção 80/20 é utilizada em diversas situações do dia a dia — como na vida financeira, por exemplo.

 

Nesta área, a teoria faz-se útil para analisar esforços e resultados, sendo uma importante aliada à metodologias ágeis e formas de otimizar o tempo, aumentando as fontes de renda ou produtividade.

 

Em casos de controle de orçamento, por exemplo, o Princípio de Pareto estipula que precisamos identificar os 20% de despesa que estão debilitando 80% do orçamento.

 

Dá para entender a importância dessa teoria para identificar os pontos de destaque e melhorias?

 

 

Ilustração

 

 

Como aplicar o Princípio de Pareto na vida financeira

 

De forma geral, o primeiro passo para aplicar o Princípio de Pareto na sua vida financeira é ter ciência de todos os seus gastos e ganhos para, então, poder avaliar a regra do 80/20.

 

Dessa forma, é importante saber exatamente o quanto você ou o seu negócio está gastando, de onde vêm os seus lucros principais e para onde exatamente está indo o seu dinheiro.

 

A partir desse controle financeiro, é possível fazer deduções e identificar de forma simples quais são os 20% que geram 80% dos resultados. Veja alguns exemplos na prática:

 

  • No investimento, 80% do lucro vem de 20% das aplicações;
  • No lucro empresarial, 80% dos resultados são provenientes de 20% dos clientes;
  • Nas finanças pessoais, 80% do prejuízo vem de 20% de hábitos ruins com o seu dinheiro.

 

Podemos, então, relacionar a lei de pareto com a palavra foco.

 

Após realizar uma análise geral e conhecer todos os seus gastos e ganhos, é possível entender onde deve estar a sua maior atenção. Ou seja, conhecer esses 20% e focar em um objetivo: concentrar no que, de fato, irá gerar maiores resultados.

 

É importante entender que utilizar a regra 80/20 não é uma garantia de sucesso na sua vida financeira. Afinal, é um trabalho amplo e conjunto — foque também em organizar as suas finanças e contar com boas ferramentas de gestão.

 

→ Leia também: Quais são os 4 passos para uma organização financeira?

 

 

Descomplicar as finanças nunca foi tão fácil!

 

A partir da leitura deste artigo, foi possível conhecer o Princípio de Pareto e a importância desta regra para a sua vida financeira.

 

Contudo, reforçamos que, para colocar o teorema em prática, é necessário conhecer todos os seus gastos, ganhos e obter uma organização constante das finanças.

 

Softwares de gerenciamento financeiro, como o Contas Online, são excelentes aliados nessa tarefa, controlando suas contas com facilidade, segurança e otimizando o seu tempo. Veja como podemos ajudar você e a sua empresa!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde