Ferramentas de controle financeiro e ponto digital

Gestão Planejamento
13 minutos de leitura 01.06.2023
Ferramentas de controle financeiro e ponto digital
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Softwares, ERPs, ponto digital, aplicativos e uma grande variedade de tecnologias estão disponíveis no mercado para você explorar e ter um maior controle na organização de gastos e funcionários.

Quem está à frente de uma empresa sabe o quanto é importante para a saúde financeira possuir uma gestão eficiente dos gastos financeiros e o controle preciso das horas trabalhadas pelos funcionários.

 

Então, como forma de garantir o bom funcionamento da empresa e alcançar cada vez mais os objetivos da organização, estão sendo adotadas ferramentas modernas e automatizadas.

 

Dentre elas, aquelas que mais se destacam são os sistemas de controle financeiro e ponto digital.

 

Por meio dessas ferramentas é possível ter uma maior organização, precisão e agilidade na gestão das finanças da sua empresa, além de um monitoramento da jornada dos colaboradores com excelência.

 

Pensando em trazer para você quais são essas ferramentas e como elas funcionam, nós do Contas Online trouxemos um apanhado com essas principais tecnologias.

 

E aí, quer conhecer? Então, fica aqui com a gente e acompanhe a leitura!

 

 

Organização de gastos: opções para todos os portes de empresa

 

A organização de gastos ainda é um grande “calo no pé” das empresas brasileiras, especialmente porque estamos falando de um país com uma economia bastante instável.

 

Nessa realidade, as organizações buscam uma variedade de ferramentas para o controle de gastos financeiros para manter as rédeas.

 

Entre elas, as opções mais utilizadas são os softwares de gestão financeira, sistemas ERPs e aplicativos móveis.

 

Vamos conhecer melhor sobre cada um deles:

 

Software de Gestão Financeira

 

Os softwares de gestão financeira são as ferramentas mais conhecidas e utilizadas pelas empresas de todos os portes.

 

Eles são projetados para ajudar as empresas a gerenciar suas finanças de forma eficiente, oferecendo recursos abrangentes para controlar e analisar receitas, despesas, fluxo de caixa e outros aspectos financeiros.

 

Por meio dos softwares de gestão você pode encontrar uma infinidade de recursos, como contabilidade geral, contas a pagar e a receber, planejamento financeiro, análise de custos, gestão de ativos, orçamentação e planejamento financeiro.

 

Além disso, esses sistemas de gestão oferecem como vantagem recursos avançados de relatórios e análise financeira para ajudar as empresas a tomar decisões informadas.

 

Existem no mercado ainda softwares que permitem que você integre o módulo financeiro com outras ferramentas, como bancos e contadores.

 

 

Ilustração

 

 

Sistemas ERP

 

Pensando de uma forma mais holística no que diz respeito à organização de uma empresa, os sistemas ERP são soluções abrangentes que integram diferentes áreas de uma empresa.

 

Ou seja, para além da organização das finanças e contabilidade, os sistemas ERP permitem a centralização de dados de outros setores como recursos humanos, vendas, produção, estoque e muito mais.

 

Por meio dessa unificação de informações, é possível ter um melhor controle e planejamento financeiro.

 

O interessante dos sistemas ERPs é que eles são altamente configuráveis e podem ser adaptados às necessidades específicas de cada empresa.

 

Oferecendo a integração entre as áreas, é facilitado o fluxo de informações e a tomada de decisões inclusive no que diz respeito à alçada financeira.

 

 

Aplicativos para smartphone e tablets

 

Com o avanço da tecnologia dos smartphones e maior poder de processamento desses dispositivos, os aplicativos se tornaram ferramentas cada vez mais populares.

 

Inclusive para as grandes organizações!

 

A partir de aplicativos que podem ser instalados em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, a sua empresa pode desfrutar de recursos convenientes para o registro e o gerenciamento de despesas.

 

Dentre as opções de aplicativos, é possível utilizar o Trello ou o Expensify, por exemplo.

 

Trello

 

Mesmo o Trello sendo uma ferramenta mais utilizada para o gerenciamento de projetos, ele ainda pode ser eficiente para acompanhar despesas.

 

Então, por exemplo, os usuários podem criar quadros personalizados para rastrear e categorizar despesas, atribuir tarefas relacionadas a elas.

 

Além disso, ainda pode definir prazos e adicionar comentários, permitindo assim uma colaboração fácil entre os membros da equipe.

 

Contas Online

 

Especializado em receitas e despesas, o Contas Online é um controle financeiro para uso empresarial ou pessoal, totalmente personalizado para atendê-lo da melhor forma possível.

 

 

E para a organização de funcionários? Como ter um melhor controle?

 

Para ter uma gestão mais eficiente, o uso de sistemas automatizados para o controle de ponto é uma prática cada vez mais comum em empresas de diversos setores.

 

Esses sistemas são soluções tecnológicas que substituem os métodos tradicionais que estavam passíveis a erros.

 

Agora, por meio da tecnologia, é possível fazer o registro eletrônico e automatizado das horas trabalhadas pelos funcionários.

 

Aplicativos para smartphones

 

Assim como no caso do controle de gastos, a organização de ponto dos seus colaboradores podem ser feitos por meio dos dispositivos móveis.

 

Então, esqueça aquela história do velho relógio de parede para bater o crachá!

 

Agora, independente de onde o seu colaborador esteja trabalhando, seja home office ou externamente, é possível ter o controle da jornada.

 

Geralmente, eles utilizam métodos de geolocalização ou autenticação por senha para garantir a precisão dos registros.

 

Como os dados são sincronizados em tempo real com o sistema central, então é possível acompanhar em tempo real as horas trabalhadas.

 

Sistemas baseados em nuvem

 

A tecnologia da nuvem também chegou para facilitar no controle de ponto digital da sua empresa.

 

Agora, com os sistemas de controle de ponto baseados em nuvem, RH pode acessar tudo via internet e não exigem instalação de software local.

 

Dessa forma, os funcionários registram suas horas de trabalho em um portal online, utilizando métodos de autenticação como senhas ou biometria.

 

Normalmente, essas aplicações são compatíveis com diversos dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, oferecendo flexibilidade aos funcionários.

 

 

Conclusão

 

Está cada vez mais evidente a necessidade da automatização dos sistemas financeiros e controle de ponto.

 

As empresas que adotam essas tecnologias podem se beneficiar da gestão financeira mais precisa, com o registro e acompanhamento detalhado de receitas, despesas e fluxo de caixa.

 

Da mesma forma, o controle de ponto digital é capaz de realizar o monitoramento em tempo real, reduzindo assim os erros e possibilitando uma gestão mais eficiente.

 

Para te ajudar com a questão da gestão financeira, você ainda pode ter o apoio do Contas Online!

 

Este é um software de controle financeiro para uso empresarial ou pessoal, totalmente personalizável para atendê-lo da melhor forma possível.

 

Quer conhecer mais sobre a tecnologia? Então visite o nosso site e saiba os motivos pelos quais você escolheria o Contas Online!

 

E aí, você gostou desse artigo? Confira mais posts sobre gestão da sua empresa navegando aqui no nosso blog!

 

 

Ilustração

 

 

Este artigo foi escrito por Leopoldo Magnus, CEO da Genyo, plataforma de controle de Ponto Eletrônico Digital, contribuindo para que gestores de RH acompanhem a jornada de seus funcionários de forma otimizada.

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde