Como fazer controle de gastos de cartão de crédito de forma fácil

Gestão
12 minutos de leitura 20.07.2022
Como fazer controle de gastos de cartão de crédito de forma fácil
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Aprenda como transformar o cartão de crédito em um aliado para a sua rotina pessoal e profissional. Confira algumas dicas e informações para fazer o controle de gastos de cartão de forma fácil.

O cartão de crédito foi criado para ser um aliado em nosso orçamento e nas compras do dia a dia. Acontece que, em muitos casos, principalmente devido à falta de planejamento e gestão financeira, a ferramenta acaba se tornando um vilão e uma grande dor de cabeça.

 

Se você se reconheceu nessa situação, então este artigo foi feito especialmente para você. Elaboramos algumas dicas e informações essenciais para fazer o controle de cartão de crédito de forma fácil e que se adeque à sua realidade.

 

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

 

Por que fazer o controle de cartão de crédito?

 

Quando se trata de cartão de crédito, o Brasil é reconhecido por ser um dos países com os juros mais altos do mundo.

 

Dessa forma, se o consumidor não souber usar o cartão com consciência, ele pode entrar em muitas dívidas e gerar uma grande dor de cabeça para a sua vida pessoal e profissional.

 

Fazer o controle de cartão de crédito vai te permitir transformar a ferramenta em uma grande aliada, abrindo portas para novas metas e oportunidades.

 

Aprenda agora mesmo como organizar as suas finanças!

 

 

7 dicas para o controle de gastos

 

1. Faça um planejamento financeiro

 

Quando o assunto é lidar com dinheiro, a primeira dica é sempre contar com um bom planejamento.

 

Organizar todos os seus gastos irá te trazer equilíbrio financeiro e mais tranquilidade, além de te deixar ainda mais próximo de atingir seus objetivos.

 

A partir do momento em que você planeja e organiza suas finanças, você não precisa fazer pedidos emergenciais para aumentar o limite do cartão de crédito e ficar no vermelho no final do mês.

 

Veja como montar um planner financeiro de forma fácil e organizar seus gastos clicando aqui.

 

2. Reduza o limite do cartão

 

O grande erro de muitas pessoas é achar que o cartão de crédito é um dinheiro extra por não ver o valor saindo imediatamente da conta.

 

Para evitar gastos desnecessários, uma excelente dica é diminuir seu limite para um valor que não comprometa a sua renda e você consiga sempre fazer o pagamento total da fatura.

 

No geral, é recomendado que o limite do seu cartão de crédito não ultrapasse 30% do seu salário.

 

3. Pague o valor total da fatura

 

Outra dica essencial para o controle de cartão de crédito é sempre pagar o valor total da fatura. Isso porque quando você decide não pagar toda a fatura, terá que arcar com uma altíssima taxa de juros.

 

Como falamos anteriormente, o Brasil é um dos países com a maior taxa de juros do mundo e, por isso, podemos afirmar: não pagar o valor total da fatura é uma grande furada!

 

3. Mantenha os gastos dentro do seu orçamento

 

À medida que você faz as suas compras com o cartão de crédito, é necessário manter o controle do valor final em cada mês que você terá que pagar.

 

Estipule um valor máximo para as compras no cartão de crédito e faça o acompanhamento. Uma vez excedido o valor, você estará correndo risco de ficar sem recursos para pagar o valor total da fatura no mês.

 

4. Procure cartões sem anuidade

 

A anuidade é uma taxa anual cobrada por alguns bancos ou instituições financeiras pelo uso do cartão de crédito. Em alguns casos, a taxa é cobrada mesmo sem você usar o cartão.

 

Para realizar um bom controle de gastos, priorize cartões de crédito sem anuidade ou aqueles que apenas cobram dependendo do valor gasto no mês.

 

5. Controle o número de cartões

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de 40% dos brasileiros que possuem cartão de crédito, possuem dois ou mais.

 

Então, se você ainda não sabe como usar cartão de crédito e precisa de ajuda, uma das principais dicas é: foque em poucos cartões e, de preferência, mantenha apenas um como o cartão principal.

 

Isso porque possuir muitos cartões de crédito dificulta bastante a tarefa de manter o controle das datas de pagamento e orçamento total.

 

Caso você ainda opte por dois cartões, certifique-se que o valor total dos dois não ultrapasse o valor da sua renda.

 

6. Defina a data de vencimento próxima ao dia do salário

 

Colocar a data de vencimento do seu cartão de crédito para próximo da data que você recebe o seu salário vai ajudar a evitar possíveis atrasos e multas.

 

A maioria dos emissores de cartões permite que você altere a data de vencimento das faturas. Escolhendo a melhor opção para você, é possível fazer um checklist e se programar para ficar sempre em dia com os pagamentos.

 

7. Utilize um aplicativo de controle financeiro

 

Se você tem problemas com o controle de gastos do cartão de crédito e precisa organizar melhor as suas finanças, contar com um sistema de gerenciamento financeiro pode ser bastante útil para evitar gastos desnecessários e contas atrasadas.

 

Ao utilizar um sistema de finanças pessoais com inúmeras funcionalidades, fica muito mais fácil gerenciar a sua rotina pessoal e também a da sua empresa.

 

Leia também: Como sair das dívidas: veja dicas infalíveis

 

 

Ilustração

 

 

Conte com o Contas Online para controlar as suas contas com facilidade e segurança!

 

Somos um controle financeiro para uso empresarial ou pessoal e totalmente personalizável para atendê-lo da melhor forma possível.

 

Escolha o seu plano ideal!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde