O que é holding? Quais as vantagens e exemplos de holdings?

Gestão
24 minutos de leitura 28.04.2023
O que é holding? Quais as vantagens e exemplos de holdings?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda a definição de holding, assim como suas vantagens, desvantagens e os tipos existentes no Brasil.

Resumo do artigo:

 

  • O que é uma holding? Holding é uma sociedade que mantém participações acionárias em uma ou mais empresas.

 

  • Uma holding serve para administrar uma série de empresas, participando das suas políticas e gestão interna. Os ativos controlados e adquiridos podem ser títulos, marcas registradas, ações, entre outros.

 

  • Os tipos de holding mais comuns são Pura, Mista, Patrimonial, Administrativa, de Controle, de Participação e Familiar.

 

Se você não sabe o que é uma holding ou ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, então este artigo foi feito para você!

 

Continue a leitura para entender melhor sobre as principais definições sobre o termo, assim como as suas vantagens, desvantagens e os tipos de holdings existentes no Brasil.

 

Abordaremos o assunto através dos tópicos:

 

  • O que é uma holding?
  • Como funciona uma holding?
  • Conheça os tipos de holding
  • Quais são as vantagens e desvantagens de uma holding?
  • Como abrir uma holding?
  • Holdings mais famosas no Brasil e no mundo
  • Conclusão

 

 

O que é uma holding?

 

Antes de mais nada, precisamos deixar muito claro o que é uma holding e como esse tipo de negócio atua nas empresas do país. Vamos lá?

 

A expressão holding vem do verbo inglês to hold que, traduzido para o português, significa segurar.

 

Dessa forma, podemos definir uma holding como uma empresa que detém a maior parte das ações ordinárias de outra empresa — em outras palavras, é uma sociedade com ações ordinárias, que concedem o direito de voto em outra companhia.

 

O principal objetivo desse tipo de negócio é administrar ou até mesmo controlar uma ou mais empresas, participando das suas políticas e gestões internas.

 

O modelo tem crescido cada vez mais no Brasil e na bolsa de valores do país já existe uma grande variedade desse tipo de companhia, em diferentes setores econômicos. Os ativos adquiridos e controlados podem ser ações, imóveis, fundos de investimento, títulos, marcas registradas, direitos autorais, patentes etc.

 

No geral, uma holding costuma ter um padrão, especialmente quando se diz respeito ao gerenciamento da atuação. Esse tipo de fatores, inclusive, é o que facilita a sinalização para o mercado sobre como um determinado grupo de empresas pode atuar sob o ponto de vista administrativo.

 

É essencial entender, então, que uma holding representa todas as companhias de seu portfólio. Ou seja, mesmo que haja alguma empresa com participação mais relevante, as outras também impactam seus resultados.

 

 

Como funciona uma holding?

 

Basicamente, a principal função de uma holding é controlar outras empresas. Essas empresas, inclusive, podem ser de diferentes setores e tipos jurídicos.

 

Ela pode ser tanto Sociedades Anônimas (S/A) como Limitadas (LTDA) — o time de regime jurídico varia de acordo com as empresas administradas pela companhia ou as vantagens fiscais que cada regime permite. De todo modo, essas empresas são acompanhadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

 

Uma questão que geralmente confunde muitas pessoas é que, apesar de uma holding ser responsável por administrar uma série de empresas, a gestão de cada negócio tende a ser independente.

 

Além disso, esse tipo de empresa possui sua receita indexada aos pagamentos de lucros e dividendos feitos pelas companhias sob seu controle. Como consequência, quanto maior o montante distribuído de dividendos, maior a receita das companhias.

 

 

Ilustração

 

 

Conheça os tipos de holding

 

É comum relacionar a palavra holding com a aglomeração de indústrias, mas a verdade é que o termo pode ter os mais variados objetivos e, consequentemente, particularidades.

 

Em resumo, uma holding pode ser definida como:

 

  • Pura;
  • Mista;
  • Patrimonial;
  • Administrativa;
  • Holding de Controle;
  • Holding de Participação;
  • Holding Familiar.

 

Acompanhe a leitura para saber mais sobre cada tipo!

 

1. Holding Pura

 

Como o próprio nome sugere, uma Holding Pura possui uma atuação mais simples, cujo objetivo é apenas de participar do capital de outras empresas (participação acionária).

 

Por isso, esse tipo de empresa não realiza outras atividades econômicas e suas receitas vêm apenas dos dividendos distribuídos pelas suas companhias.

 

No geral, as grandes holdings do mercado brasileiro costumam ser desse tipo, uma vez que elas são formadas, em sua maioria, apenas para controlar outras empresas.

 

2. Holding Mista

 

Uma Holding Mista, por outro lado, além de participar do capital de outras empresas, exerce também alguma atividade empresarial.

 

Dessa forma, esse tipo de holding possui duas fontes de receitas: a principal continua sendo os dividendos distribuídos pelas empresas controladas, mas com o acréscimo da atividade paralela de contribuir com os resultados auferidos por esse tipo de companhia.

 

3. Holding Patrimonial

 

Uma Holding Patrimonial tem como foco administrar os bens imóveis dos seus sócios, ou seja, é criada para gerir os bens próprios. Por isso, esse tipo de holding está centralizada no proprietário dos bens.

 

Sua função é preparar e antecipar a herança dos herdeiros e do cônjuge, facilitando a gestão dos negócios e obtendo benefícios fiscais, como a redução tributária e um planejamento mais simplificado.

 

4. Holding Administrativa

 

O quarto tipo de holding que apresentamos para você é aquela que atua diretamente na gestão das subsidiárias, melhorando e otimizando o controle da empresa, oferecendo, então,uma administração profissional para o negócio.

 

A Holding Administrativa é reconhecida por sua capacidade de gestão e, no geral, é composta por profissionais especialistas em gestão empresarial.

 

5. Holding de Controle

 

A Holding de Controle, como o próprio nome sugere, tem como principal objetivo controlar outras companhias.

 

Nesse caso, são holdings com apenas uma subsidiária e outras que controlam uma série de empresas. A ideia desse tipo de negócio é deter o controle societário de uma ou mais empresas para assegurar a gestão do próprio negócio.

 

Esse modelo é muito comum no mercado, sendo encontrado principalmente nas empresas de capital aberto.

 

6. Holding de Participação

 

Ao contrário da holding citada acima, a Holding de Participação tem como objetivo ter participação minoritária em uma série de companhias, geralmente a partir da compra de ações, devido aos interesses particulares.

No geral, esse tipo de holding visa facilitar o negócio ou grupo de pessoas para manter um percentual de uma ou mais empresas.

 

7. Holding Familiar

 

Por último, falamos sobre a Holding Familiar, que não deve ser considerada um tipo, e sim uma configuração de holding onde o controle do patrimônio de uma ou mais pessoas da família fica sob responsabilidade desta empresa.

 

Esse modelo é interessante para aqueles que buscam centralizar a gestão e as decisões do negócio.

 

Leia também: Como a tecnologia está revolucionando a contabilidade?

 

 

Quais são as vantagens e desvantagens de uma holding?

 

Como em qualquer outro tipo de empreendimento, uma holding também possui vantagens e desvantagens que devem ser analisadas, assim como o seu custo-benefício. Afinal, será que essa alternativa valerá a pena para você? Acompanhe a seguir!

 

Vantagens de uma holding

 

Definitivamente, a maior vantagem de uma holding é a facilidade de realizar vários investimentos sem a necessidade e o custo de criar uma nova empresa.

 

Por isso, é mais fácil formar uma holding e aumentar os seus investimentos, especialmente os relacionados ao âmbito financeiro.

 

As holdings, inclusive, são responsáveis por gerar economia de escala, uma vez que a mesma estrutura administrativa pode exercer o controle de diversas empresas subsidiárias.

 

Desvantagens de uma holding

 

Por outro lado, uma possível desvantagem de uma holding é o fato de algumas das suas empresas exercerem uma exploração sobre as subsidiárias, impactando negativamente outros acionistas.

 

Assim como qualquer tipo de negócio, é preciso levar em conta as suas vantagens e desvantagens de acordo com a empresa e os indivíduos no momento de sua criação.

 

Além da análise das vantagens e desvantagens de uma holding, um parâmetro importante para saber se você deve ou não abrir essa sociedade é verificar se há algum benefício fiscal na expansão dos negócios. Em casos de patrimônios significativos, a alternativa deve entrar em consideração.

 

 

Como abrir uma holding?

 

Agora que você já sabe o que é uma holding e os seus principais tipos, vamos falar sobre a criação dessa sociedade.

 

Basicamente, o primeiro passo para a criação de uma holding é definir um plano de negócios abrangente e uma boa análise patrimonial. É aqui que as principais estratégias da empresa são traçadas, assim como a coleta inicial de dados.

 

Depois disso, é preciso colocar em prática as fases de definições e entrega de documentos:

 

  1. Alinhamento com os sócios, para identificar a expectativa de cada um e traçar as intenções da empresa;
  2. Planejamento tributário: aqui, é definido o regime jurídico que a empresa seguirá (Sociedade Anônima ou Limitada) e os seus objetivos sociais;
  3. Documentação: conforme as características internas definidas pela empresa, o próximo passo é preparar toda a documentação exigida, assim como a transferência dos bens da Pessoa Física para Pessoa Jurídica;
  4. Implantação do acordo de acionistas, fideicomisso ou usufruto e, após a conclusão desse processo, a holding está pronta.

 

Depois disso, há a necessidade de comunicar a Receita Federal todo o seu planejamento, além da elaboração de documentos sobre as Reuniões de Sócios, Assembleias Gerais ou Revisões Estatutárias.

 

Como mostramos nos tópicos acima, o processo para a criação de uma holding é criterioso e exige atenção especial em cada etapa. Por isso, indicamos que você conte com ajuda especializada, como profissionais da contabilidade e advogados, para te assessorar da melhor forma possível, simplificando e acelerando o processo.

 

 

Holdings mais famosas no Brasil e no mundo

 

Há uma série de bons exemplos de holdings no Brasil e no mundo e as mais famosas são aquelas cujas ações estão disponíveis no mercado de renda variável.

 

Conheça as principais nos tópicos abaixo!

 

Itaúsa

 

A Itaúsa é um exemplo de holding pura e, como falamos anteriormente, tem como objetivo participar do capital de outras empresas.

 

A holding foi criada em 1965 e é controladora do banco Itaú Unibanco, além das marcas Duratex, Deca, Elekeiroz e outras empresas de serviços financeiros e manufatura.

 

Berkshire Hathaway

 

A Berkshire Hathaway é uma holding estadunidense liderada pelo investidor Warren Buffet, incluindo mega empresas de todo o mundo, como Apple, Coca-Cola, American Express, Duracell, entre outros.

 

Bradespar

 

A holding Bradespar é uma empresa brasileira constituída a partir da cisão parcial do Banco Bradesco em 2000. Além disso, a holding administra instituições como NCF Participações S.A, Cidade de Deus — Cia e Nova Cidade de Deus Participações S.A.

 

Alphabet

 

Outro exemplo de holding internacional é a Alphabet, responsável por controlar empresas como o Google, Calico, Capital G e outras.

 

 

Conclusão

 

Como você leu neste artigo, uma holding tem participação essencial na gestão de outras empresas e, por isso, o seu gerenciamento deve ser transparente e responsável.

 

O modelo de negócio está cada vez mais comum no Brasil e, se você está pensando em investir em uma holding, indicamos que você faça uma análise sobre as outras empresas e conte com a ajuda de uma equipe profissional.

 

 

Ilustração

 

 

Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais!

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde