Empréstimo para empresas: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Finanças
16 minutos de leitura 17.11.2021
Empréstimo para empresas: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

O empréstimo para empresas é utilizado em casos de dificuldade financeira ou expansão dos negócios.Você vai conhecer todas as informações sobre o tema: vantagens, documentação necessária e como fazer.

No geral, o empréstimo para empresas é utilizado com dois objetivos: dificuldades financeiras ou expansão dos negócios.

 

Muitas pessoas ainda se confundem sobre quais são as principais diferenças entre empréstimo e financiamento ou até mesmo não conhecem o funcionamento do empréstimo empresarial e de que forma ele pode auxiliar um negócio.

 

Se você se reconhece em uma dessas descrições acima e quer saber mais sobre o assunto, então, continue a leitura! Neste artigo, vamos te dar orientações importantes sobre o empréstimo para empresas. Acompanhe!

 

 

Como conseguir um empréstimo para empresas?

Antes de mais nada, precisamos reforçar o significado do empréstimo. Veja bem:

 

De acordo com o Banco do Brasil, “Um empréstimo bancário é um contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual o primeiro recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida dos juros acertados. Os recursos obtidos no empréstimo não têm destinação específica.”

 

Uma diferença do empréstimo para empresas para o empréstimo pessoal é que, no caso de instituições com CNPJ, existem linhas de crédito específicas, que levam em consideração algumas informações e indicadores sobre a empresa.

 

Devido ao pagamento de juros, a indicação é que o empréstimo empresarial só seja feito quando a empresa realmente necessitar. Em resumo, a pergunta que deve ser feita para saber se vale a pena pegar emprestado determinado valor é: “A sua empresa precisa desse capital imediato para crescer (independente do motivo)?”. Se a resposta é sim, então talvez seja a hora de contratar o empréstimo empresarial.

 

Como citamos no início do texto, os motivos para essa ação estão relacionados com a quitação de dívidas urgentes ou a necessidade de fazer investimentos, como abrir um negócio ou até mesmo comprar equipamentos que irão colaborar com o crescimento da empresa.

 

No geral, os empréstimos são interessantes para que a empresa não fique no vermelho e consiga expandir suas atividades diárias.

 

Para conseguir realizar um empréstimo para CNPJ é preciso seguir as etapas abaixo:

 

 

1. Identificar a necessidade da empresa

Antes de mais nada, você precisa ter em mente qual é a finalidade do empréstimo e qual o valor necessário para essa função.

 

O empréstimo empresarial pode ser utilizado para aumentar a estrutura física da empresa, pagar dívidas, comprar equipamentos etc.

 

 

2. Pesquisar a melhor instituição financeira

Faça uma análise das instituições financeiras e as linhas de crédito disponíveis. Avalie as taxas de juros que incidem sobre os valores, seguros obrigatórios e qual o CET do crédito.

 

Outra dica importante é fazer simulações online, uma vez que essa função mostra exatamente como ficarão suas parcelas e em quanto tempo será possível quitar a dívida.

 

 

3. Analisar os fatores de restrição

Os fatores de restrição podem ser empecilhos para a realização do empréstimo empresarial, como o valor mínimo de capital próprio, situações legais etc.

 

Por isso, verifique se a instituição financeira escolhida aplica algum desses fatores de restrição e elimine aquelas nas quais a sua empresa não se encaixe.

 

 

4. Elaborar o plano de negócio

Aqui no blog do Contas Online, sempre reforçamos a importância da organização financeira dentro da sua empresa.

 

O plano de negócio é uma dessas organizações que irá mostrar ao banco que a sua empresa é capaz de arcar com o empréstimo e fará os pagamentos em dia.

 

 

5. Efetuar o pedido de empréstimo

Depois que você completar os quatro passos citados acima, é a hora de elaborar o pedido de empréstimo empresarial.

 

Para isso, vá até ao gerente de pessoa jurídica e faça o pedido, entregando toda a documentação exigida, assim como as possíveis garantias e o plano de negócio da sua empresa.

 

A partir daí, é só aguardar a análise do banco e esperar o resultado — podendo ser positivo ou negativo.

 

 

Ilustração

 

 

Antes ou até mesmo durante o processo do empréstimo empresarial, podem surgir algumas dúvidas sobre o assunto. Veja as perguntas mais frequentes:

 

Empréstimo para empresa com restrição: é possível?

Sabemos que na hora de conceder um empréstimo, as instituições financeiras consultam o CPF ou CNPJ para conferir se a pessoa física ou jurídica não possui nenhuma restrição.

 

Devido ao aumento na procura de empréstimos por empresas com restrição, o mercado criou novas formas de conceder esse auxílio. Veja:

 

  • Empréstimo pessoal online: Existem alguns sites que oferecem contratações de crédito online e que disponibilizam vários valores para empréstimo. Devido ao alto risco de inadimplência, os juros aplicados aqui são bastante altos.
  • Hipoteca de imóvel: Outra alternativa de empréstimo para empresa com restrição é a hipoteca de imóvel, onde a empresa oferece um imóvel residencial ou comercial como garantia de pagamento.

 

 

Empréstimo ou financiamento para empresas: o que é melhor?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o empréstimo e o financiamento para empresas não atuam da mesma forma.

 

Como já citamos, o primeiro está relacionado ao crédito oferecido pelas instituições que podem ser usados pela empresa para qualquer finalidade. No financiamento, por outro lado, o crédito é oferecido como uma finalidade específica e, por isso, exige uma comprovação dos gastos a partir de um contrato.

 

Em primeiro lugar, é preciso avaliar de onde vêm as dificuldades do negócio. Um exemplo disso é a necessidade de uma compra de uma máquina industrial. Nesse caso, o financiamento seria a melhor opção porque uma máquina possui um valor alto e, nessa modalidade, os juros são menores.

 

Independente da opção escolhida, a nossa dica é sempre ter um propósito para o uso do dinheiro.

 

 

Quais os documentos necessários?

Para iniciar o processo de empréstimo para empresas, é preciso apresentar uma série de documentos, como:

 

  • RG de todos os sócios;
  • CPF de todos os sócios;
  • CNPJ da empresa;
  • Certidão de nascimento de todos os sócios;
  • Certidão de casamento de todos os sócios;
  • Comprovante de residência de todos os sócios;
  • Comprovante de renda;
  • Balanço patrimonial da empresa;
  • DRE;
  • Balancete analítico da empresa;
  • Contrato social.

 

Consulte com a instituição financeira escolhida para saber a lista completa.

 

 

Vantagens e desvantagens do empréstimo empresarial

Como qualquer decisão, existem algumas vantagens e desvantagens que acompanham o processo. Podemos dizer que a principal vantagem do empréstimo para empresas é o fato de conseguir o dinheiro necessário para um problema do negócio ou para modernizar a empresa. Além disso, com o empréstimo empresarial é possível deduzir as despesas do imposto de renda, recuperando parte do valor gasto.

 

As desvantagens, por outro lado, estão atreladas às empresas que solicitam empréstimo sem um planejamento de como o recurso será utilizado. Conseguir esse dinheiro sem saber direito como vai gastar e como pagar pode trazer grandes problemas futuros para o estabelecimento.

 

Por isso, reforçamos que o ideal é que as empresas só solicitem um empréstimo quando há planejamento financeiro bem elaborado.

 

Leia também: Pagamento recorrente: 6 motivos para utilizá-lo na sua empresa

 

 

Ilustração

 

 

Conte com o sistema de gerenciamento online e totalmente personalizável do Contas Online para auxiliar na organização financeira da sua empresa. Conheça todas as nossas funcionalidades e aproveite!

 

Se você gostou das informações e dicas trazidas neste artigo, compartilhe o texto com outros amigos e empresários!

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde