Demonstração do resultado do exercício: aprenda como fazer

Finanças
20 minutos de leitura 25.04.2023
Demonstração do resultado do exercício: aprenda como fazer
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Aprenda a fazer este cálculo indispensável para análise da lucratividade do seu negócio.

A Demonstração do Resultado de Exercício, comumente conhecida pela sigla DRE, é uma ferramenta essencial na gestão de qualquer empresa, uma vez que auxilia diretamente o gestor responsável na tomada de decisões e visão ampla do negócio.

 

No cenário da contabilidade, a sigla DRE é bastante famosa e, pensando na importância desse assunto, elaboramos este artigo com as principais informações sobre a DRE através dos tópicos abaixo:

 

  • O que é Demonstração do Resultado do Exercício?
  • O que diz a lei sobre a DRE?
  • Quais as vantagens de se fazer uma DRE?
  • Qual a diferença entre Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício?
  • O que compõem uma DRE?
  • Como fazer uma DRE?
  • Como um sistema de gerenciamento financeiro pode te ajudar?

 

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e aprenda a fazer este cálculo indispensável para análise de lucratividade do seu negócio!

 

 

O que é Demonstração do Resultado do Exercício?

 

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um resumo das receitas e despesas da empresa em determinado período. Geralmente, a DRE é utilizada para analisar o desempenho financeiro atual de um negócio.

 

Em outras palavras, ao final do exercício financeiro, a empresa terá calculado suas receitas e despesas e, a partir desses dados, apurar o resultado do exercício que vai indicar se ela obteve lucro ou prejuízo.

 

A análise é feita de forma simples: quando a receita é maior que as despesas, significa que o negócio teve lucro. No entanto, quando as receitas são menores que as despesas, o negócio obteve prejuízo.

 

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC 26) define a DRE como:

 

“As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados”

 

Em resumo, a DRE é nada mais do que um importante demonstrativo contábil, permitindo uma avaliação financeira a longo prazo.

 

 

O que diz a Lei sobre a DRE?

 

A Demonstração do Resultado do Exercício é prevista no artigo 187 da Lei das Sociedades por Ações, promulgada em dezembro de 1976.

 

Em resumo, todas as empresas precisam fazer a DRE, exceto os Microempreendedores Individuais. As empresas de capital aberto, com ações na bolsa de valores, além de fazer o relatório, precisam divulgar esses dados.

 

Pela lei, a DRE deve ser realizada anualmente, logo após o encerramento do ano-calendário.

 

Ressaltamos, inclusive, que mesmo os negócios que não se enquadram no grupo obrigatório para a elaboração da DRE também são recomendados a realizar o relatório, devido aos benefícios que a prática proporciona à instituição.

 

Leia também: Como abrir um MEI em 2023? Quanto custa?

 

 

Quais as vantagens de se fazer uma DRE?

 

Como citamos anteriormente, a DRE é um relatório essencial para a gestão de qualquer empresa, proporcionando uma avaliação completa da saúde financeira e, posteriormente, a elaboração de planos de ação.

 

A seguir, apresentamos os principais benefícios de colocar em prática a Demonstração do Resultado do Exercício na sua empresa. Continue lendo!

 

  • Embasamento para a tomada de decisões: a DRE reúne informações precisas que vão auxiliar em decisões mais assertivas;
  • Visão clara da situação financeira da empresa;
  • Instrumento de comunicação para negociações de crédito.

 

Ilustração

 

 

Qual a diferença entre Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício?

 

É papel de todo gestor entender com clareza os conceitos de Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, entendendo a sua importância e, principalmente, suas diferenças.

 

Em resumo, enquanto a DRE está relacionada com o levantamento das despesas e receitas no dia a dia de uma empresa, o Balanço Patrimonial informa toda a situação financeira do negócio — isto é, seus bens, direitos, obrigações e até mesmo os investimentos.

 

No mercado financeiro, a definição resumida é que o Balanço Patrimonial oferece o ponto de vista financeiro de uma empresa, enquanto a DRE o resultado econômico. Ficou mais simples de entender, não é mesmo?

 

Independente das diferenças entre os termos, reforçamos a importância dos dois relatórios e a sua prática na gestão financeira.

 

 

O que compõem uma DRE?

 

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, uma DRE deve ser composta por:

 

I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

 IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

 

Além disso, no relatório, serão computados:

 

a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda; e

b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

 

 

Como fazer uma DRE?

 

A demonstração de lucros pode ser realizada de duas formas: uma simples e uma completa. Para aprender a diferenciá-las, acompanhe os tópicos abaixo!

 

1. Demonstração do Resultado do Exercício Simples

 

Como o próprio nome sugere, a Demonstração do Resultado do Exercício Simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. Dessa forma, a prática detecta apenas se houve lucro ou prejuízo.

 

Fórmula do DRE: Receitas - Despesas = Lucro ou Prejuízos

 

2. Demonstração do Resultado do Exercício Completa

 

A Demonstração do Resultado do Exercício Completa, como o próprio nome indica, é aquela que apresenta maior riqueza de detalhes, destacando e discriminando bem os custos e despesas.

 

Para calcular a DRE Completa, você vai precisar dos seguintes valores:

 

  • Receita Bruta: Valor que representa o somatório dos valores das notas fiscais emitidas durante o período analisado;
  • Deduções: ajustes realizados, impostos, descontos e devoluções.

 

Uma vez de posse desses valores, você deve subtrair as deduções da receita bruta, encontrando assim a receita líquida.

 

Depois disso, você subtrai deste valor os custos dos produtos vendidos. Atenção, aqui você deve incluir custos com matéria prima e mão de obra, por exemplo. O resultado obtido nessa operação é o seu lucro bruto.

 

Agora, a próxima etapa é subtrair do lucro bruto as despesas de venda (inclua aqui as comissões de vendedores e investimentos em marketing), as despesas administrativas e as despesas financeiras. Juntas, essas três despesas representam as suas despesas operacionais.

 

Ao final dessa conta, você encontra o lucro operacional. O seu próximo passo, portanto, é subtrair outras despesas não operacionais e somar outras despesas operacionais (perdas, gastos involuntários, entre outros). O resultado dessas contas fornecerá para você o lucro antes da aplicação do Imposto de Renda e contribuição social.

 

Seu próximo passo é subtrair os valores do IRPF e da contribuição social sobre o lucro líquido. Depois disso, não se esqueça de subtrair as doações e contribuições e participações.

 

Finalmente, depois dessas contas, você obtém o lucro líquido da sua empresa.

 

 

Como um sistema de gerenciamento pode te ajudar?

 

Pela quantidade de contas feitas, você deve ter percebido que encontrar o resultado do exercício não é uma tarefa tão fácil assim, não é mesmo? Ela fica ainda mais complicada quando você não realiza o controle correto das contas a pagar e receber, ou não possui um fluxo de caixa.

 

Com a ajuda de um sistema de gerenciamento financeiro, fica muito mais fácil realizar o acompanhamento diário das finanças do seu negócio. Logo, quando chegar a época de realizar o cálculo da DRE, você já terá os valores necessários em mãos para fazer seus cálculos!

 

Então, o que você está esperando para impulsionar a lucratividade do seu negócio?

 

Não perca tempo! Dê o primeiro passo para organizar as finanças da sua empresa com muito mais segurança e praticidade com o Contas Online. Conheça nossos planos disponíveis e teste todos os recursos por 14 dias de forma gratuita.

 

 

Ilustração

 

 

Leia mais: Como a tecnologia está revolucionando a contabilidade?

 

Agora que você já sabe as principais informações da Demonstração do Resultado do Exercício, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais?

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde