Demonstração do resultado do exercício: aprenda o que é e como fazer

Finanças
5 minutos de leitura 05.01.2021
Demonstração do resultado do exercício: aprenda o que é e como fazer
Facebook Twitter Whatsapp

Aprenda a fazer este cálculo indispensável para análise da lucratividade do seu negócio.

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é um resumo das receitas e despesas da empresa em determinado período. Geralmente ele é utilizado para analisar o desempenho financeiro anual de um negócio.

 

Ou seja, ao final do exercício financeiro, a empresa terá calculado suas receitas e despesas. E, a partir desses dados, apurar o resultado do exercício que vai indicar se ela obteve lucro ou prejuízo.

 

Quando a receita é maior que as despesas, significa que o negócio obteve lucro. No entanto, quando as receitas são menores que as despesas, o negócio obteve prejuízo.

 

A demonstração de lucros pode ser feita de duas formas: uma forma simples e uma forma completa. Para aprender a diferenciá-las, continue a sua leitura.

 

Demonstração do resultado do exercício simples

 

A demonstração do resultado do exercício simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. De forma que ela apenas detecta se houve lucro ou prejuízo.

 

Fórmula do DRE: Receitas - Despesas = Lucro ou Prejuízos

 

Demonstração do resultado do exercício completa

 

A demonstração do resultado do exercício completa, como o próprio nome indica, é aquela que apresenta maior riqueza de detalhes. Destacando e discriminando bem custos e despesas.

 

Para calcular a demonstração de resultado do exercício completa você vai precisar dos seguintes valores:

 

  • Receita bruta: Valor que representa o somatório dos valores das notas fiscais emitidas durante o período analisado.
  • Deduções: Ajustes realizados, impostos, descontos e devoluções.

 

Uma vez de posse desses valores, você deve subtrair as deduções da receita bruta, encontrando assim a receita líquida.

 

Depois de encontrar a receita líquida, você subtrai deste valor os custos dos produtos vendidos. Atenção, aqui você deve incluir custos com matéria prima e mão de obra. O resultado obtido nessa operação é o seu lucro bruto.

 

Agora, a próxima etapa é subtrair do lucro bruto as despesas de venda (inclua aqui comissões de vendedores e investimentos em marketing), as despesas administrativas e as despesas financeiras. Juntas, estas três despesas representam as suas despesas operacionais.

 

 Ao final dessa conta, você encontra o lucro operacional. Seu próximo passo é subtrair outras despesas não operacionais e somar outras despesas operacionais (perdas, gastos involuntários). O resultado destas contas fornecerá para você o lucro antes da aplicação do imposto de renda e contribuição social.

 

Seu próximo passo é subtrair os valores do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido. Depois disso, não se esqueça de subtrair as doações e contribuições e participações.

 

Finalmente, depois de todas estas contas, você obtém o lucro líquido da sua empresa.

 

Como um sistema de gerenciamento financeiro pode te ajudar?

 

Pela quantidade de contas feitas, você deve ter percebido que encontrar o resultado do exercício não é uma tarefa tão simples assim. Mas ela fica ainda mais complicada quando você não não realiza o controle correto das contas a pagar e receber, ou não possui um fluxo de caixa.

 

Com a ajuda de um sistema de gerenciamento financeiro fica muito mais fácil realizar o acompanhamento diário das finanças do seu negócio. Logo, quando chegar a época de realizar o cálculo do seu DRE, você já terá os valores necessários para fazer seus cálculos em mãos!

 

Dê o primeiro passo para organizar as finanças do seu negócio com o nosso plano gratuito. Clique aqui e comece seu teste!

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde