Metas

Voltar

Traçar Metas

Com as metas é possível traçar seus objetivos financeiros, definindo valores a serem alcançados por categoria, contas bancárias, marcas ou contas contábeis. A opção de metas é um recurso do sistema que pode ser ativado ou desativado a qualquer momento na tela de recursos.

Definição de Meta

Para definir uma meta, você deve entrar na tela "Traçar Metas" e clicar em "Adicionar". Depois na tela de inclusão, escolher o tipo da meta (receita ou despesa), os lançamentos que serão considerados (realizados, realizados e futuros ou todos), o tipo da data (vencimento e pagamento ou referência) e o valor da meta.

Metas (Adicionar Meta)

Para escolher a origem dos lançamentos para as metas, basta clicar na origem deseja e adicionar o registro. Dessa forma o sistema considera somente os lançamentos que correspondem a essa regra. Caso não seja adicionado nenhum registro, o sistema considera todos.

Metas (Nova Meta - Origens da Meta)

Nas opções de origem dos dados categoria e conta contábil, você pode incluir todas as filhos marcando a opção "Incluir Filhos", dessa maneira não é necessário incluir todas as categorias ou contas contábeis individualmente.

Metas (Nova Meta - Origens da Meta - Incluir Filhos)

Período da Meta

Após adicionar uma meta é possível definir o período (inicial e final), para isso basta editar a meta clicando na descrição ou no botão editar. Essa edição deve ser feita na opção de definição de metas, onde são listados os cadastros das metas. Não é possível alterar o tipo entre receita e despesas após criar a meta.

Metas (Mês Inicial e Final da Meta)

Para as metas que serão recorrentes, não deve ser informado o mês final. Na visualização, quando o mês final não é informado, o sistema gera as metas de acordo com o parâmetro "Meses na Meta" nos parâmetros do sistema.